DossierLocalOutras

Reunião descentralizada da CML nos Olivais e Parque das Nações

A Câmara Municipal de Lisboa promoveu uma reunião descentralizada esta terça-feira, dia 1 de Fevereiro, para ouvir os munícipes residentes nas freguesias dos Olivais e do Parque das Nações.

A reunião teve lugar no auditório da Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, e, como é habitual, o ponto único da ordem de trabalhos foi a auscultação dos munícipes.

Marcaram presença na sessão os presidentes das duas Juntas de Freguesia abrangidas, Rute Lima e José Moreno, numa reunião a que presidiu o vice-presidente Duarte Cordeiro, em virtude da ausência do presidente Fernando Medina, por motivos de doença.

Os munícipes previamente inscritos tiveram oportunidade de apresentar as suas sugestões e preocupações, tomando a palavra perante todo o auditório e o público que acompanhou a sessão em streaming através do site da Câmara.

Foram abordadas questões relacionadas com trânsito, estacionamento, segurança e acessibilidades, tendo ganho destaque o impasse relativo à Escola Básica do Parque das Nações e à possível entrada da EMEL na freguesia dos Olivais. Também a falta de médicos no centro de saúde do Parque das Nações foi assinalada pelos munícipes.

No período reservado aos autarcas, o presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações pronunciou-se sobre o estado de conservação e aproveitamento do Passeio do Neptuno e da Marina do Parque das Nações, lamentando a impossibilidade da autarquia local em tomar acção. José Moreno pediu uma solução rápida para a falta de sede da sua autarquia, pediu apoio para a construção de equipamentos desportivos na freguesia e ainda de equipamentos sociais destinados aos seniores. Ao longo da sua intervenção, lamentou o arrastamento da extinção da Parque Expo e as suas consequências para a população, nomeadamente no que diz respeito à Escola do Parque das Nações.

A presidente da Junta de Freguesia dos Olivais centrou o seu discurso na problemática do estacionamento no Bairro da Encarnação e em outros pontos da freguesia. Rute Lima subscreveu as queixas dos moradores e reiterou que “a Junta de Freguesia estará sempre do lado dos moradores” em “qualquer solução que seja encontrada para o problema do estacionamento”. A autarca lamentou as medidas tomadas pela Vinci e pela ANA no sentido de vedar os seus parques de estacionamento aos seus próprios funcionários, que assim começaram a procurar estacionamento nos arruamentos vizinhos ao Aeroporto de Lisboa, prejudicando a vida dos olivalenses. Rute Lima recordou que a Junta de Freguesia se encontra a promover uma requalificação integral no Bairro da Encarnação e que vai propor na próxima segunda-feira (6 de Fevereiro) aos moradores duas soluções distintas para o estacionamento (a sessão decorre nas instalações da ADCEO pelas 21 horas).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close