EducaçãoReportagem
Escola do Castelo terá o nome de Bartolomeu da Costa Cabral
A Câmara Municipal de Lisboa vai propor a classificação da Escola Básica do Castelo como património municipal, assim como a alteração da sua denominação para Escola Arquitecto Bartolomeu da Costa Cabral, em homenagem a uma das mais importantes referências da arquitectura portuguesa, que morreu no passado dia 20 de Abril, em Lisboa.
A iniciativa foi anunciada na reunião pública da Câmara Municipal de Lisboa decorrida no dia 8 de Maio, onde também foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do arquitecto.
Bartolomeu d’Albuquerque da Costa Cabral, nasceu em Lisboa a 8 de Fevereiro de 1929, diplomou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (actual Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), onde foi professor, tendo desenvolvido uma carreira que ficou indissociavelmente ligada ao designado movimento moderno da arquitectura portuguesa.
Foi autor do projecto da Escola Básica do Castelo, o qual se reveste de uma especial importância na herança do arquitecto, pois trata-se de uma das suas obras de início de carreira, revelando uma arquitectura para a vida moderna motivada por uma constante preocupação funcional. Construída entre 1970 e 1972, a Escola do Castelo está perfeitamente inserida no tecido urbano de génese medieval do bairro do Castelo.
Aquando da sua morte, Bartolomeu Costa Cabral estava plenamente envolvido na requalificação desta escola municipal, integrando a equipa vencedora do recente concurso público de projecto em conjunto com o arquiteto Gonçalo Byrne.
A Câmara de Lisboa pretende, com estas iniciativas, homenagear o distinto arquitecto, reconhecendo o impacto positivo da sua obra na cidade.