CulturaDossier

15.º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento

resized_Aniversário Pavilhão do Conhecimento (26) editedO Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva festejou no dia 25 de Julho 15 anos, numa festa que contou com a presença do Presidente da CML, António Costa e de Mariano Gago, ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Hoje um museu interactivo de ciência e tecnologia que estimula a experimentação por miúdos e graúdos, o espaço foi durante a Expo’98 o Pavilhão do Conhecimento dos Mares e mostrou aos visitantes do certame a relação do Homem com os Oceanos ao longo dos tempos. Com o fim da Expo‘98, abriu ao público a 25 de Julho de 1999 e assumiu-se desde então como um dos pontos preferidos da capital para os turistas.

15 anos depois da abertura, foi tempo de celebrar a existência de um espaço privilegiado para o contacto com o mundo da ciência, através de um vasto programa de actividades pensadas para tornar o dia inesquecível. Entre percursos científicos, workshops e oficinas, desafios interactivos e desportos de aventura, o difícil era ficar aborrecido com tanta oferta interessante.

resized_Aniversário Pavilhão do Conhecimento (6) editedA música também esteve presente na comemoração, com a Original Bandalheira Fanfarra e a “(Not so) Big Band), que animou uma jam session que incluiu o cantar dos Parabéns. Pelo meio, Fernando Alvim, apresentador/humorista, Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha, investigadores, foram os anfitriães de uma sessão no Auditório subordinada ao tema “Onde estava você no 25 de Julho?”.

Entre os visitantes de renome neste dia tão especial, estiveram António Costa e Mariano Gago. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa frisa que o Pavilhão do Conhecimento “continua a ser um grande sucesso” e um “espaço importante para a ciência nacional”, depois de ter sido pensado como um dos “equipamentos âncora da Expo’98 e do Parque das Nações”.

resized_Aniversário Pavilhão do Conhecimento (7) editedAntónio Costa não deixou de sublinhar o contributo do Pavilhão para a “divulgação do interesse e da cultura científica”, descrevendo-o como “um símbolo de toda uma política de ciência que arrancou com muita força nos anos 90 e que tem sido importantíssima para que o país tenha mudado ao longo destes últimos anos”. Desejou ainda voltar a marcar presença no 20.º aniversário do espaço, que espera poder celebrar dentro de cinco anos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close