DestaqueDossierLocal

Planeta esgota os recursos naturais hoje

Esta quarta-feira, dia 1 de Agosto, marca o dia do calendário em que o planeta Terra esgota os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro.

O alerta é dado pela associação ambientalista Zero, que traça o caminho desde 1997, em que este dia chegava em finais de Setembro, até chegar ao dia 1 de Agosto este ano. O ano passado, o dia em que o planeta atingia o limite dos seus recursos naturais era o dia 2 de Agosto.

A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Associação Natureza Portugal/WWF salienta a “pressão sem precedentes que a humanidade e as actividades humanas estão a exercer na natureza e nos seus recursos” e conclui que “seriam precisas 1,7 Terras para sustentar o actual nível estimado de recursos necessários às actividades humanas”.

Além da acção individual dos cidadãos, os ambientalistas apontam para a necessidade de também as empresas e a acção política promoverem novas atitudes, comportamentos e orientações que tenham em conta a degradação do ambiente e o esgotamento dos recursos. No comunicado emitido, é enumerado um conjunto de medidas a tomar até 2020 para reverter o processo negativo até 2030.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close