Destaque

PJ detém oito instrutores e examinadores

A operação policial “Condução Perigosa” na área da Grande Lisboa, culminou na detenção de seis examinadores, um instrutor de condução e um intermediário, por suspeita de receberem dinheiro para passar alunos de condução e possibilitar-lhes a obtenção da carta.

A investigação às escolas de condução começou em 2010 e ao longo da operação foram detectados “dezenas de condutores a quem foram apreendidas as cartas de condução”.
As oito pessoas, com idades entre 42 e 66 anos, actuavam na área da Grande Lisboa e a maioria está ligada à APEC (Associação Portuguesa de Escolas de Condução), que mantém o director suspenso há já alguns anos, por um caso semelhante.
De acordo com o comunicado da PJ, os detidos têm “antecedentes criminais” e estão “fortemente indiciados pela prática de crimes de corrupção para ato ilícito”.
A troco de milhares de euros, alguns dos alunos obtinham a carta sem necessidade de provar conhecimentos. O esquema funcionava através de um intermediário, que colocava as duas partes – alunos e examinadores – em contacto.
A PJ estima que “um elevado número de indivíduos circule nas cidades e estradas” sem formação para guiar, sendo que um dos condutores detectados “provocou recentemente” um acidente que teve “consequências físicas graves” para outro condutor envolvido.
Os detidos foram ouvidos no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close