DestaqueDossierNacional

Pior trânsito da Península Ibérica ainda é em Lisboa

Os lisboetas passam em média 43 minutos por dia no trânsito, o que faz de Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica pelo quarto ano consecutivo.

A informação é avançada pela TomTom, que divulgou esta quarta-feira, 29 de Janeiro, os resultados do “TomTom Traffic Index 2020”, um relatório anual que analisa o congestionamento de trânsito em 416 cidades de 57 países.

Segundo este relatório, Lisboa é, pelo quarto ano consecutivo, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica, à frente da capital espanhola, Madrid, e de cidades como Barcelona. Lisboa apresentou 33% de congestionamento, medida pelo tempo adicional de viagem que os condutores passam na estrada durante um ano; para chegar a este valor, o estudo analisa os tempos de viagem sem trânsito em vários locais das cidades e depois compara com a realidade no ano inteiro, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Os lisboetas passam 43 minutos por dia retidos no trânsito, o que corresponde a 158 horas por ano. Os valores são mais altos que o ano passado, embora a capital portuguesa tenha descido no ranking mundial porque houve outras cidades com uma evolução ainda mais negativa. Comparativamente, o Porto é uma cidade em que os automobilistas passam 39 minutos por dia no trânsito.

O pior período para se estar na estrada em Lisboa é entre as 18h e as 19h de sexta-feira. É caso para dizer que, quanto a isso, não há surpresas.

O relatório, que pode ser consultado aqui, identifica como cidades mais congestionadas: Bengaluru, na Índia; Manila, nas Filipinas; Bogotá, na Colômbia; Bombaim e Pune, também na Índia. Na Europa, as piores cidades são Moscovo, na Rússia; Istambul, na Turquia; Kiev, na Ucrânia; Bucareste, na Roménia; e São Petersburgo, novamente na Rússia.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close