CulturaDestaqueDossierLocal

“Conexões Ibero-Afro-Americanas” inaugurada por Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na inauguração da exposição “Conexões Ibero-Afro-Americanas”, na sede da UCCLA.

A mostra reúne os trabalhos de 63 artistas de três continentes distintos, que o Presidente da República pôde admirar enquanto percorria as galerias da exposição, na companhia do secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, e do curador da exposição, Cabral Nunes. Recorde-se que UCCLA significa União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, ou “Luso-Afro-Americo-Asiáticas”.

Rapidamente as galerias se encheram de numeroso público, que incluía um vasto número de representantes diplomáticos, artistas e responsáveis políticos (como o secretário de Estado da Cultura).

Nas suas palavras, Vítor Ramalho falou de “um sonho antigo”, desde o momento em que assumiu o cargo de secretário-geral da UCCLA, que ficou realizado com a inauguração da exposição: o de juntar artistas dos vários continentes onde a língua portuguesa está presente.

Confessando-se impressionado, o Presidente da República, por seu turno, salientou a “unidade” e a “fraternidade” daquilo a que chamou um “encontro entre os povos ibero-afro-americanos”. Para Marcelo Rebelo de Sousa, percorrer os corredores da exposição foi “uma aventura”. O chefe de Estado também destacou o papel das autarquias locais, os organismos de poder mais próximos dos povos, e aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido pela organização.

“Conexões Ibero-Afro-Americanas” é uma iniciativa da UCCLA e do Coletivo Multimédia Perve, que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu Colecção Berardo.

A exposição, que integra obras de artistas oriundos de África, Península Ibérica e do continente americano, poderá ser visitada até ao dia 30 de Abril, de terça a domingo, das 10 às 18 horas, na Avenida da Índia, n.º 110.

Entre tantos outros, estão presentes na mostra os autores Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny, Salvador Dalí, Pablo Picasso, Joan Miró, Malangatana, Wilfredo Lam, Marcelo Grassmann, Fernando Botero, Eduardo Ney, ou Mito.

 

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close