Nacional

Os modelos de automóveis mais populares da última década

Alex Suprun/ Unsplash

Há modelos de automóveis que se afirmam como emblemas de uma determinada época.

Basta pensarmos na icónica carrinha “pão-de-forma” (Type 2 no seu nome de baptismo) da

Volkswagen que representa na perfeição o ambiente dos loucos anos 60.

A Citroën “2CV” que, apesar de ter nascido em 1948, acaba por ser uma expressão dos anos

70/80 em Portugal ou a Renault 4L que dividiu a sua popularidade com a 2CV, são apenas

alguns exemplos de modelos que fazem parte do imaginário de gerações e que, ainda hoje, se

mantêm populares.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades ao sabor dos avanços tecnológicos que a

indústria automóvel vai incorporando nos novos modelos que todos os anos saem para o

mercado.

E na última década? Quais terão sido os modelos de automóveis mais populares em Portugal?

A resposta segue dentro de momentos.

Modelos de automóveis mais populares da última década

Dentro dos modelos de automóveis mais populares da última década no nosso país, há um nome que salta claramente à vista: o Renault Clio.

1º Renault Clio

Nascido em 1990, o Renault Clio, sucessor do mítico Renault 5, desde cedo captou a atenção dos portugueses.

Pequeno, compacto e, acima de tudo, com uma excelente relação preço/qualidade/manutenção, o Clio (nas suas várias versões) transformou-se rapidamente num best-seller dos stands nacionais.

Redesenhado para acomodar novas tecnologias, o Clio foi, durante oito anos, líder do ranking de vendas do mercado nacional até 2021, ano em que acabou ultrapassado pelo novo Peugeot 2008.

Apesar de no ano passado não ter conseguido regressar ao lugar que foi seu desde 2013, o Clio registou, ainda assim, 4175 unidades vendidas.

Esteja ou não no topo do ranking, este modelo continua a ser muito procurado, inclusive em stands de carros usados em Portugal.

Como é o caso do Pisca Pisca, stand virtual eleito marca 5 estrelas pelos consumidores portugueses devido à sua relação preço/qualidade e inovação que oferece uma vasta gama de escolha que vai desde os clássicos até ao mais recente modelo, por exemplo, da Renault.

Como comprar um carro usado no Pisca Pisca? Nada mais fácil. Depois de entrar no site e criar uma conta, podemos fazer uma pesquisa por, entre outros filtros, tipo de veículo, marca, combustível, quilometragem, ano de fabrico ou localização e clicar no “enter”.

Após esta simples tarefa, serão apresentados uma série de resultados dos carros usados dentro dos critérios definidos que se encontram à venda nos stands físicos parceiros do Pisca Pisca.

2º Peugeot 2008

A produção do novo líder do ranking nacional de modelos automóveis mais vendidos (6001 unidades vendidas em 2022) começou há exatamente dez anos, como uma aposta da Peugeot que pretendia manter a marca francesa na liderança do segmento SUV.

Apesar do cada vez maior gosto dos portugueses pelos SUV, o Peugeot 2008 só atingiu o pódio dos carros mais vendidos em Portugal em 2020, ano em que se venderam 4781 unidades.

No ano seguinte, este terceiro lugar de 2020 (atrás do Renault Clio e do Mercedes Classe A) transformou-se numa liderança que se manteve no ano passado.

3º Mercedes Classe A/Renault Captur/Peugeot 208

A fechar este pódio dos modelos de automóveis mais populares na última década em Portugal temos não um, mas três modelos: Mercedes Classe A, Renault Captur e Peugeot 208.

Quer o Mercedes Classe A, quer o Renault Captur, quer o Peugeot foram, ao longo dos últimos dez anos, dividindo entre si os primeiros lugares do ranking.

Sendo que na mais recente estatística relativa às vendas de 2022, é ao Peugeot 208 que pertence o bronze com 5008 unidades vendidas.

Quanto aos outros dois “competidores”, o Renault Captur terminou 2022 com 4722 unidades vendidas no ano passado, enquanto o Mercedes Classe A acabou o ano em oitavo lugar com 3098 unidades vendidas.

Curiosidade: o carro da revolução

Sabia que em 1974, ano da revolução dos Cravos, o modelo de automóvel mais popular era o Fiat 127?

Assim era, em 1974, o Fiat 127 fazia as delícias dos portugueses, mas não todos, já que cada carro deste modelo custava cerca de 95 contos (95 mil escudos), qualquer coisa como 475€ ao câmbio atual.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close