Destaque

Oceanário devolve tartarugas ao mar

 

DCA43EAD2DFDF72D5EAD3837267C46_h287_w430_m2_q80_cIsBNTdzKO Oceanário de Lisboa e a Marinha Portuguesa devolveram, este mês, ao oceano,  duas grandes tartarugas marinhas, ‘Daisy’ e ‘Touché’, depois de passarem mais de dois anos no Oceanário.

As tartarugas foram reintroduzidas ao largo das ilhas Desertas, com um transmissor via satélite que permitirá o seu acompanhamento no oceano. A operação contou com o apoio da Marinha Portuguesa, que providenciou o transporte a bordo do NRP Cuanza e a logística necessária para a introdução das tartarugas no mar.

‘Touché’, a maior das duas tartarugas marinhas da espécie Caretta caretta, tem mais de 40 anos e foi capturada acidentalmente por artes de pesca, perto da Figueira da Foz. ‘Daisy’, foi capturada acidentalmente 10 anos mais tarde nas águas de Marrocos e levada para o mesmo local, tendo sido alimentadas à mão numa rotina diária.

Hoje, ‘Touché’ tem 142 quilogramas e ‘Daisy’ tem 91 quilogramas. Quando chegaram ao Oceanário, em março de 2011, tinham 90 e 75 quilogramas, respetivamente.

Integradas no aquário da exposição temporária “Tartarugas marinhas. A viagem”, coabitaram com outras espécies e foram estimuladas à procura e captura de alimento vivo, com o objectivo de as preparar para a reintrodução no seu ambiente natural.

Os percursos da ‘Daisy’ e da ‘Touché’ podem ser acompanhados em www.oceanario.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close