CulturaLocal

“O grito mudo com eco”

Este sábado, 22 de Abril, pelas 17 horas, inaugura a exposição de pintura e instalações “O grito mudo com eco”, de Ildebranda Martins, no Castelo de Pirescouxe.

Já que é provável que não conheça, o Castelo de Pirescouxe localiza-se na povoação de Pirescouxe, na freguesia de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures. Trata-se de uma mansão senhorial acastelada que foi erguida no século XV, com vista privilegiada sobre o Rio Tejo.

Hoje, funciona no espaço outrora abandonado um auditório ao ar livre para eventos culturais, uma cafetaria, galeria de artes plásticas, sala multiusos, servidos por uma área envolvente ajardinada.

“O grito mudo com eco”, exposição assinada por Ildebranda Martins, exibe nas telas e instalações “o silêncio que impera nas ruas povoadas de sons”. Diz-nos a artista:

“Nas avenidas da civilização quem grita pela respeitosa dama da verdade e aclama em voz alta pela rainha da justiça não tem direito sequer a ser amordaçado porque nem sequer tem o privilégio de ser ouvido. Há uma indiferença que mata a consciência com a arma da cegueira e que deixa a massa colectiva despedida de sentidosNeste baile de mascarados, em que se vende quase obrigatoriamente imagens falsas, há um adormecimento geral que preocupa. No frenesim dos egos a cegueira da consciência casou com  a demência e gerou um filho enfermo, o grito mudo que não ecoa”.

Para visitar de 22 de Abril a 29 de Julho no Castelo de Pirescouxe.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close