Início » Dossier, Local, Nacional, Outras » Novo terminal de cruzeiros inaugurado

Foi inaugurado no dia 10 de Novembro o novo terminal de cruzeiros de Lisboa, na presença do primeiro-ministro, da ministra do Mar e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A obra é assinada pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça e está preparada para acolher mais de 2 milhões de visitantes por ano, respondendo à crescente procura da cidade de Lisboa pelos cruzeiros turísticos.

Isso mesmo foi destacado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na inauguração, que salientava a capacidade de atracção de passageiros em operações de turnaround, isto é, quando os cruzeiros iniciam ou terminam os percursos na cidade.

As primeiras obras começaram em 2007 e prolongaram-se até este ano, tendo o novo terminal de cruzeiros já recebido um navio com 3500 passageiros no dia 18 de Setembro. O investimento da APL – Administração do Porto de Lisboa ascendeu aos 54 milhões de euros (mais 23 milhões de investimento privado) e a inauguração chegou a estar prevista para Maio deste ano mas sofreu um ligeiro atraso.

Na inauguração oficial, houve lugar ao descerramento de uma placa comemorativa, seguindo-se uma visita pelas instalações do novo terminal. A comitiva, que além do primeiro-ministro António Costa, da ministra do Mar e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, incluía também o CEO da Global Ports Holding, Emre Sayin, o presidente da Lisbon Cruise Terminals, Luís Miguel Sousa e a presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, apreciou particularmente a vista do topo do edifício concebido por Carrilho da Graça.

Nos discursos dos responsáveis políticos, salientou-se a imponência do edifício, não deixando de se integrar na arquitectura da cidade, bem como o impacto económico directo gerado pela indústria de cruzeiros, que no ano passado se cifrou em 30 milhões de euros, por via dos mais de 500 mil passageiros de cruzeiros recebidos. A estimativa é que estes números aumentem nos próximos anos: Emre Sayin perspectivou um aumento de passageiros de cruzeiros em Lisboa de 20% no próximo ano.

A área total do espaço compreende 65 mil metros quadrados, um edifício de 13 800 metros quadrados com três pisos, um cais com 1490 metros quadrados e capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros. O terminal permitirá ainda o embarque e desembarque máximo de 4500 passageiros.

 

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!