Cultura

Novo Ano na Casa do Coreto

A Casa do Coreto, em Carnide, começa o ano de 2022 com muitos espectáculos já agendados.

Logo a 15 e 16 de Janeiro podemos assistir ao “Mozartini”, um teatro para bebés. “Entre Sinfonias e Flautas mágicas, embalam-se Mozartinis divinos em tons de nada. Baquetas de um maestro agitam-se em andamentos, pulsações, compassos e árias mágicas onde suavemente dormimos e sonhamos ao som do que somos e do que poderemos vir a ser. O coração acorda e a liberdade começa. A orquestra está pronta. Afinam-se os instrumentos. Silêncio, que se vai viver Mozart!”

Minutos mágicos e ricos em sensações é o que se espera desta criação, para ver no Sábado às 10h, 11h30 ou 16h00 e no Domingo às 10h ou 11h30.

Mas há mais! No fim-de-semana seguinte, de 22 e 23 de Janeiro, temos o Bebeethoven, mais um teatro para bebés, com o mesmo horário do anterior e que a Casa do Coreto descreve como “Se a alegria fosse um hino, teria o sorriso de um bebé. Se todas as horas de brincadeira fossem eternas, seriam fugas em compasso composto binário, cheias de stacattos e rondós de cores livres. Nesta música, que é a vida, podemos ser nós os maestros e, os silêncios que vivem em nós, terem o som dos pensamentos. Beethoven nunca descuidou as emoções. Tratou-as com cuidado para que se tornassem livres. O desassossego de não ser capaz de ouvir as músicas que criava, numa ansiedade de génio que gritava através de melodias, deixou-nos uma marca intemporal da sua verdade. Com ele, a música transformou-se e transformar-nos-á se ouvirmos para além do som.”

Xiribi Ba Ba Ba Bach, também um teatro para bebés, está agendado para 29 e 30 de Janeiro, mais uma vez no horário do primeiro.

“É no “Bê” que aprendemos a sentir e no “Bach” que brincamos com o som.  Fraldinhas à parte, mas já somos muito crescidos para poder sentir a música e entender que a maior verdade é dita entre pausas e melodias, entre intensidades e dinâmicas descontroladas e entre as mãos suadas de um maestro, que tinha o sonho de continuar a acreditar que a verdadeira música bate dentro do peito de cada um. Xiribi Bá Bá Bá Bach Urra! Urra! Urra, Maestro!”

Fevereiro começa com A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andersen, a dia 5, Sábado às 11h30 e às 16h00. É um teatro de objectos para maiores de 6 anos. Partindo da própria dramaturgia apontada pelo conto, a proposta será mergulhar no universo de mil possibilidades que nos oferece o teatro de formas animadas. De nove malas, correspondentes aos nove capítulos d’ A Fada Oriana, saltam infindáveis objectos que se transformam a olhos vistos para irem contando a estória.

JAZZYABABUM é, na linha dos anteriores, um teatro para bebés e está em cena nos dias 6 e 13 de Fevereiro, Domingos, às 10h, 11h30 e 16h (este último, apenas no dia 6). É um projecto para a primeira infância com uma grande componente musical, onde será desenvolvido um primeiro contato com a música JAZZ.

Os bebés, através do movimento, padrões rítmicos e melódicos, cor e texturas, serão guiados por estímulos improvisados de livre interpretação. O palco é a plateia e a plateia é o palco.

A 12 de Fevereiro sobe ao palco o teatro de marionetas “A Viagem de Mustafa”

“Mustafa vive longe. Muito longe. Mas lá longe, na terra de Mustafa, os dias não são como os de cá. Lá, os dias são feitos de guerra. E de medo. Então Mustafa tapa os ouvidos. E fecha os olhos. E, no silêncio, encontra um novo lugar no seu coração. Um dia, Mustafa faz uma longa, longa viagem. Para encontrar esse lugar. Porque os lugares não têm donos.”

Uma história que nos fala sobre a integração, a livre circulação e a esperança: é entre as crianças que o preconceito se desfaz.

Para todos estes espectáculos a reserva é obrigatória através do email: bilheteira@luacheia.pt ou pelos telefones 938018777 ou 966046448.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close