DossierSociedade

Escola Secundária António Damásio – 2.º Encontro Comenius reúne alunos de quatro países

_Comenius na Escola António Damásio (14)A Escola Secundária António Damásio, na freguesia dos Olivais, recebeu entre os dias 3 e 8 de Maio alunos e professores oriundos  de diferentes países, participantes do projecto “@ll Together for Environment”, no âmbito do programa europeu Comenius.

Trata-se de um projecto que tem um conjunto de objectivos relacionados com a cidadania europeia e o contacto entre diferentes culturas, promovendo ainda a criação de uma consciência ambiental, o fortalecimento das competências sociais dos alunos, a aprendizagem da língua inglesa e o domínio de ferramentas TIC.

A sessão de abertura contou com a presença de António Pinto Cruz, director do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, Teresa Carvalho, coordenadora do projecto na Escola Secundária António Damásio, Nikolaos Ntogas, coordenador geral do projecto, Anabela Silva, vogal da Educação da Junta de Freguesia dos Olivais, e do Comendador Acácio Soares.

_Comenius na Escola António Damásio - aluna italiana Fabiola Moschetta2Anabela Silva destacou ao nosso Jornal a importância deste projecto: “é sempre bom haver estes programas de intercâmbio que permitem conhecer os modos de funcionamento de outras realidades”. “A Junta de Freguesia sempre apoiou a vinda dos alunos Come-nius e é um orgulho recebê-los na freguesia dos Olivais”, afirmou.

Uma pequena comunidade europeia no auditório

Ao todo, participaram neste encontro 34 alunos e 19 professores dos quatro países presentes: Grécia, Itália, Polónia e Portugal, sendo que o contingente português totalizava 18 alunos de três turmas do 10.º ano de escolaridade.

Fabiola Moschetta, aluna italiana, confessou à saída da sessão de abertura: “estou a gostar muito de Lisboa”.
Convidada a revelar o que tinha gostado mais até ao momento, referiu – com alguma dificuldade – o elevador de Santa Justa como o sítio mais bonito. A cidade de onde vem, Tarquínia, na província de Viterbo, região de Lázio é “muito bonita”, conta Fabiola, e com “muitas razões para fazer uma visita”: são os tesouros da antiga civilização etrusca, como o cemitério, as termas, as pinturas…

_Comenius na Escola António Damásio - aluno grego Konstantinos Paparsenis

Já Konstantinos Paparsenis, aluno grego de Trikala, cidade que recebeu o primeiro encontro do programa, manifesta-se particularmente surpreendido pela beleza da Lisboa antiga. No entanto, este adepto de estátuas e monumentos não apreciou apenas a baixa lisboeta: adorou Cascais e o Estoril, cujos nomes mencionou com uma pronúncia praticamente correcta.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close