Local

Novas regras nos transportes públicos

Tendo em conta a necessidade de conter o contágio do novo coronavírus e a propagação da Covid-19, os transportes públicos têm novas regras em Lisboa.

Com início esta segunda-feira, 16 de Março, os transportes públicos em Lisboa funcionam com medidas temporárias que devem ser cumpridas por todos os passageiros e que convém conhecer se é utilizador frequente ou pontual, sobretudo dos autocarros da Carris.

No site da Carris pode ler-se antes de mais que “No que respeita à operação regular de transporte público, irá manter-se a oferta”. A primeira novidade é que a entrada nos veículos, sejam autocarros ou eléctricos, se faz a partir de agora através da porta traseira, “de modo a reduzir o contacto físico com os tripulantes”. Como a entrada e a saída se fazem pela mesma porta, pede-se que os passageiros deixem primeiro sair os que já estavam em viagem e depois sim, entrarem no autocarro ou eléctrico.

Não estranhe se vir autocarros a circular com fitas em torno do posto do motorista, porque a Carris afirma que as vai colocar esta semana. Também não estranhe se o autocarro parar na paragem e ninguém entrar nem sair: os autocarros vão funcionar como o Metro, parando em todas as paragens. Tudo para que ninguém tenha de premir o botão de stop.

Falta dizer que a venda de bilhetes se encontra suspensa e que não precisa de validar o título de transporte (a Carris chama-lhe uma opção “facultativa”).

Por fim, convém ainda saber que o Miradouro e o Elevador de Santa Justa se encontram encerrados por tempo indeterminado e que, por outro lado, os ascensores do Lavra, Glória e Bica mantêm a operação normal, sem venda de tarifas de bordo.

A Carris recomenda, sempre que possível, assegurar uma distância mínima de um metro relativamente a outros passageiros nas viaturas e nas filas das paragens, escolher preferencialmente lugares sem passageiros ao lado e garante que só entra nas instalações da Carris quem tiver sido alvo de medição de temperatura obrigatória.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close