CulturaDestaque

“No dia em que a C+S fechou”

O Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar acolhe o espectáculo “No dia em que a C+S fechou”, um projecto desenvolvido por jovens da freguesia.

Resultado de um conjunto de encontros de teatro no Centro de Artes e Formação do Bairro da Cruz Vermelha, o projecto dá voz e expressão, através do teatro, a um grupo de jovens que tem uma palavra a dizer.

A organização deixa em aberto algumas questões, para aguçar o apetite e lançar o desafio ao espectador: “O que é que quer dizer ser diferente? O que é quer dizer revolução? E o que é que fazemos com/em relação a isso? Somos jovens e as perguntas são milhentas. Vamos abrir o jogo e quem sabe se não surgem respostas. Os dados foram lançados. Vêm jogar connosco?”

Ensaio aberto no dia 28 de Abril, sexta-feira, pelas 17h30; apresentação no dia 29 de Abril, sábado, pelas 15h, sempre no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar.

Sinopse

“No dia em que a C+S fechou” é o encontro de um grupo de jovens chamados à sala de direcção da escola para justificarem alguma atitude que tiveram e sofrerem assim as devidas consequências.

A discussão desta sala é a discussão do mundo lá fora. As palavras são de alunos de hoje, o debate é de jovens de sempre. A atribuição de culpas passa porém para segundo plano, no momento em que se encontra o espaço de cada eu; de cada indivíduo que vem para ser chamado à razão e que acaba, no final do jogo, por redescobrir a sua razão maior que todas: quem sou eu. Esta razão, não merece medos.

​A isso se propõe o espectáculo. A isso se propõe o teatro que aqui nos interessa: a redescoberta do jovem em formação e em relação com o outro, com a “instituição escola”, consigo próprio, com a sua adolescência.

Ficha técnica e artística

Encenação: Joana Saraiva
Textos: a partir do texto “No dia em que a C+S fechou” de Marcantonio Del-Carlo
Música: TRX – Vou bazar
Desenho de Luz: Marcelo Gil

Figurinos: colectivo
Intérpretes: Ânia Fernandes, Beatriz Andrade, Érica Domingos, Igor Varela, Quévin Brazão, Neirita Moreira, Nelma dos Santos, Rafaela Barreto e Suse Rodrigues.

Classificação: M12 anos

ENTRADA LIVRE 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close