LocalOutras

Inaugurado o Centro Cívico Edmundo Pedro

A sede da Junta de Freguesia de Alvalade conta desde o dia 25 de Abril com um novo equipamento: o Centro Cívico Edmundo Pedro.

O nome evoca a memória de Edmundo Pedro, histórico resistente antifascista, único detido do Campo do Tarrafal que ainda se encontra vivo, aos 98 anos de idade. A localização justifica-se por a freguesia de Alvalade ser há 60 anos o local de residência de Edmundo Pedro.

A inauguração do equipamento nas instalações da Junta de Freguesia de Alvalade, na Rua Conde de Arnoso, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, acompanhado do vice-presidente, Duarte Cordeiro, e da vereadora Catarina Albergaria, bem como do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, e do vice presidente da Associação 25 de Abril, coronel Aprígio Ramalho.

Edmundo Pedro, que engrandeceu este momento com a sua presença e que dirigiu algumas palavras aos presentes, aderiu às Juventudes Comunistas e foi preso com apenas 15 anos de idade, por um ano. Ao longo da sua vida, foi várias vezes preso e torturado, tendo passado pelas cadeias do Aljube, Peniche, Caxias e Campo do Tarrafal, em Cabo Verde, onde esteve dez anos.

Sancionado pelo Partido Comunista, por planear uma fuga não autorizada pelo partido, viria a aderir ao Partido Socialista mais de 10 anos depois, após a Revolução de 25 de Abril de 1974. Teve papel um papel activo durante o PREC e chegaria a presidente da RTP anos mais tarde.

O novo espaço dispõe de diversas salas, equipamentos e um auditório, que estão ao serviço de várias associações locais, como a Associação Nacional de Escuteiros, clubes desportivos ou a Associação para o Desenvolvimento do Campo Grande.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close