CulturaDestaqueLocal

“Mundo às Avessas” com a OML

Este sábado, dia 5 de Maio, a Orquestra Metropolitana de Lisboa deixa o “Mundo às Avessas” no Museu Nacional de Arte Antiga.

É a partir das 21 horas do dia 5 de Maio que poderemos ouvir Vivaldi, Telemann e Cimarosa no MNAA, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, num programa divertido e “confuso” para entreter o público.

Eis a sinopse do concerto:

Um maestro deslumbrado com o próprio talento acha-se diante de uma orquestra aqui e ali indisciplinada, mas no geral colaborante. É o ensaio de uma composição em «tempo real». O mundo às avessas? Talvez não! Ou talvez sim! Em finais do século XVIII, ao jeito de Pirandello, mas ficando-se pela comicidade característica do estilo buffo italiano, Cimarosa compôs o intermezzo operático Il Maestro di Cappella, despojando em palco os dilemas da composição. Resultou assim a mais divertida maneira de apresentar a constituição da orquestra que alguma vez se viu. Também «sem grande tino», apresenta-se o duplo concerto para violino e violoncelo que Vivaldi intitulou – agora sim – Il mondo al rovescio. Numa confusão meticulosamente calculada, trocou propositadamente as claves nas partituras dos solistas e destinou ao tutti orquestral as secções do concerto que lhes pertenceriam em circunstâncias «normais». E porque de bizarrias se trata, junta-se ainda a suíte orquestral de Telemann com esse nome. Chama-se La Bizarre por causa da sobreposição de padrões rítmicos díspares que nela se ouve.

O MUNDO ÀS AVESSAS

 

A. Vivaldi Concerto para Violino e Violoncelo, RV 544, Il Proteo ò sia Il mondo al rovescio

G. P. Telemann Abertura (Suíte), TWV 55:G2, La Bizarre

D. Cimarosa Il Maestro di Cappella, Intermezzo operático

Jorge Vaz de Carvalho Canto e Direcção Cénica; Nuno Abreu Violoncelo; Ana Pereira Violino e Direcção Musical 

Bilhetes

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close