DestaqueDossier

Motas nas faixas BUS

resized_faixa busOs motociclos vão poder circular nas faixas destinadas aos transportes públicos em algumas artérias da cidade de Lisboa, a título experimental.

A proposta da Câmara Municipal de Lisboa surge assinada pelos vereadores Manuel Salgado e Carlos Manuel Castro, que detêm os pelouros do Urbanismo e Mobilidade de Proximidade, respectivamente.

Se o projecto-piloto, que deverá ser aplicado na Avenida Calouste Gulbenkian, na Avenida de Berna e na Rua Braancamp for bem-sucedido, o modelo deverá ser replicado no resto da cidade, uma situação prevista no Código da Estrada.

Os vereadores referem que a escolha das vias em questão teve suporte num estudo de tráfego e de segurança realizado pela Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes e recebeu parecer positivo da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. A fase experimental prolonga-se por 180 dias.

Recorde-se que no início do ano passado, o vereador João Gonçalves Pereira (CDS) tinha já avançado com uma proposta neste sentido, tendo na altura ficado decidido por unanimidade elaborar um estudo de viabilidade do projecto.

A ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), que representa os taxistas, e a Carris já se mostraram contra a abertura das faixas BUS aos motociclistas, alegando que vai aumentar a sinistralidade e “provocar o caos”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close