DossierLocalOutras

Mesa dos Afectos e Loja Social em Santa Maria Maior

resized_santa-maria-maior-mesa-dos-afectos-e-loja-social-5 resized_santa-maria-maior-mesa-dos-afectos-e-loja-social-32 resized_santa-maria-maior-mesa-dos-afectos-e-loja-social-34 resized_santa-maria-maior-mesa-dos-afectos-e-loja-social-35A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior reforçou a sua capacidade de resposta social com a inauguração de dois novos espaços no dia 19 de Outubro.

A Loja Social e a Mesa dos Afectos partilham o espaço lado a lado na Calçada do Poço do Borratém, no mesmo edifício onde até 2013 funcionou a Junta de Freguesia de Santa Justa, entretanto incorporada na nova freguesia de Santa Maria Maior.

No acto de inauguração oficial, o presidente da autarquia local, Miguel Coelho, descerrou uma placa evocativa do momento, na companhia das responsáveis Mónica Nabais e Paula Nunes.

Aos presentes, o autarca explicou a Mesa dos Afectos é uma iniciativa que herdou: “Era um projecto pequenino mas que tinha potencialidade, importância e interesse suficiente para sofrer uma ampliação e assim poder responder às necessidades alimentares dos nossos fregueses”. O apoio alimentar, que chega a um universo de 150 famílias, é feito de duas formas: através da confecção de refeições (almoço e jantar) e da distribuição de alimentos não perecíveis. Ali ao lado, as cozinheiras já embalavam as primeiras saladas de alface, tomate e cebola, que haveriam de acompanhar a lasanha do almoço.

Quanto à Loja Social, exibe uma panóplia de bens não-alimentares, especialmente de vestuário e calçado, mas também roupa de cama, brinquedos e utensílios domésticos. Os fregueses presentes, nomeadamente os parceiros da Comissão Social de Freguesia, tiveram oportunidade de percorrer o espaço e observar a oferta disponível, composta de doações feitas por diversas entidades, empresários do território da freguesia e pessoas individuais. “Estamos ainda a precisar ainda de muitas doações, nomeadamente de pequenos equipamentos domésticos”, apontou Miguel Coelho durante a apresentação.

“Com estes dois equipamentos começamos a fechar o círculo de respostas sociais, depois de termos aberto o cabeleireiro social e o barbeiro social itinerante”, notou o autarca. Soma-se a oferta dos manuais escolares do 1.º ao 12.º ano, que a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior iniciou há três anos, mas também o gabinete de empreendedorismo, como fez questão de destacar.

Numa outra nota, o presidente chamou uma vez mais a atenção para um problema que tem sido debatido recentemente: o do alojamento temporário. Para o autarca, esta é uma questão que está a afectar gravemente a freguesia, sobretudo nos bairros de Alfama, Mouraria e Castelo.

Os residentes recenseados na freguesia têm agora duas novas valências a que podem recorrer em caso de necessidade. As refeições da Mesa dos Afectos podem ser recolhidas entre as 11h30 e as 13h todos os dias da semana (entrada pela Rua de São Pedro Mártir, na porta lateral do edifício principal), sendo que as pessoas com dificuldades de mobilidade têm direito a entrega ao domicílio.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close