Início » Destaque, Dossier, Local » Medina eleito presidente da Câmara de Lisboa

O socialista Fernando Medina foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa por mais quatro anos, ficando a um mandato da maioria absoluta.

Com 42,02% dos votos, Fernando Medina será o presidente da Câmara Municipal de Lisboa por mais quatro anos, depois de ter assumido a chefia do executivo camarário quando António Costa deixou o Município para se tornar primeiro-ministro.

Como resultados das eleições autárquicas realizadas este domingo, dia 1 de Outubro, o PS perdeu a maioria absoluta em Lisboa, ficando com menos três vereadores (8) do que em 2013 (11). Estes dados resultam dos resultados oficiais divulgados pelo Ministério da Administração Interna.

Na capital, o CDS-PP tornou-se a segunda força política mais votada, elegendo quatro vereadores, com 20,57% dos votos. Trata-se de um aumento de três vereadores em relação às eleições autárquicas de 2013.

O PSD obteve 11,23% dos votos e a CDU 9,56%, elegendo ambos os partidos dois vereadores. No caso do PSD, significa que perde um vereador em relação às últimas eleições; no caso da CDU, mantém o número. Por fim, o Bloco de Esquerda conseguiu convencer 7,13% do eleitorado, alcançando um mandato (que não tinha no anterior ciclo político).

Os restantes partidos não conseguiram qualquer mandado: PAN; Nós, Cidadãos!; PDR/JPP; PURP; PNR; PTP e PCTP-MRPP ficaram aquém desse objectivo.

No que diz respeito ao panorama das freguesias, o PS somou duas às 17 que já detinha, passando a governar em 19 das 24 freguesias lisboetas: Avenidas Novas (que era PSD) e Parque das Nações (movimento independente).

Finalmente, Helena Roseta (líder do movimento Cidadãos por Lisboa) voltou a ser eleita presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, nas listas do PS.

A taxa de votantes subiu em relação a 2013: de 45% para 51,17%.

Nestas eleições, além de Fernando Medina (PS), concorreram também à presidência da Câmara de Lisboa Assunção Cristas (CDS-PP/MPT/PPM), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE), Teresa Leal Coelho (PSD), Inês Sousa Real (PAN), Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!), Carlos Teixeira (PDR/JPP), António Arruda (PURP), José Pinto-Coelho (PNR), Amândio Madaleno (PTP) e Luís Júdice (PCTP-MRPP).

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!