Local

Telemóvel de enrolar

Em 2010 a extracção do grafeno da ponta de um lápis valeu o Prémio Nobel da Física a dois investigadores russos, agora o desenvolvimento deste material poderá vir a ser aplicado num telemóvel que poderá ser dobrado tal como uma folha de papel.

O inovador grafeno, material encontrado no grafite, é uma nova forma de carbono puro composta por uma rede de héxagonos cujos vértices são ocupados por átomos de carbono, isto é, trata-se de uma folha de espessura atómica, de um único átomo de carbono. É mais resistente que o aço, é duro e consegue ser flexível, ao ponto de se poder dobrar ou enrolar.
Já existem empresas de telefones a preparar protótipos de um dispositivo com estas características. O sector da energia também tem-se mostrado muito interessado na sua utilização em células fotovoltaicas ou em baterias, visto que o grafeno pode gerar energia quando recebe luz.
Devido às inúmeras possibilidades de utilização do grafeno, a Comissão Europeia decidiu financiar em um milhão de euros a investigação deste material inovador durante os próximos 10 anos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close