LocalNacional

Concentração e vigília de solidariedade por Luaty Beirão

resized_luaty beiraoA Amnistia Internacional (AI) organiza hoje ao final da tarde uma concentração e vigília de solidariedade para com os activistas detidos em Luanda.

Entre estes activistas detidos na capital angolana que enfrentam acusações de “rebelião” e “tentativa de golpe de Estado”, depois de meses sem culpa formada, encontra-se o rapper luso-angolano Luaty Beirão, há 24 dias em greve de fome. Outros estarão também, neste momento, em greve de fome.

A concentração faz-se em frente ao Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa, no Largo Jean Monet, seguindo-se uma vigília na Praça do Rossio, a partir das 18h30.

Além de Lisboa, esta iniciativa decorre em paralelo na cidade de Coimbra.

Segundo a AI Portugal, “Luaty Beirão inspira especiais preocupações uma vez que o seu estado de saúde se encontra debilitado devido à greve de fome que encetou em protesto contra a sua detenção e de outros 14 activistas. O activista está desde 9 de Outubro na Prisão Hospital de São Paulo, em Luanda, e durante três semanas ingeriu apenas água com sal e açúcar, providenciada por seus familiares. Aceitou a 11 de Outubro que lhe fosse administrada solução salina por via intravenosa”.

A causa da libertação dos activistas mereceu o lançamento de uma petição da Amnistia Internacional, que conta já com mais de 24 mil assinaturas em Portugal, em pouco mais de uma semana.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close