DossierLocalOutras

Hospital de Sintra-Cascais vai ser uma realidade

resized_sinal-hospitalVai ser construído um novo hospital em Sintra e o Hospital de Cascais vai ser ampliado para dar melhor resposta no serviço à população sintrense.

As novidades resultam de uma reunião do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Os custos com o novo equipamento hospitalar deverão ser comparticipados pelo município de Sintra, sendo que um documento assinado pelo edil e ainda pelo presidente da Assembleia Municipal de Sintra, Domingos Quintas, prevê a cedência dos terrenos e uma comparticipação de 30% do custo final, até ao montante de 6 milhões de euros. O novo hospital tem um custo estimado de 20 milhões de euros, mas poderá cifrar-se numa verba superior, até aos 30 milhões de euros.

Além da nova unidade, o Hospital de Cascais vai sofrer uma ampliação que o deixará com mais um piso, para melhor atender às necessidades da população do território que abrange. Segundo Basílio Horta, passará a chamar-se Hospital Cascais-Sintra.

Ainda de acordo com o autarca, será criado um pólo multidisciplinar em Sintra, somando-se à rede hospitalar uma rede de cuidados continuados e de convalescença com 50 a 60 camas, além das urgências e cirurgia ambulatória. As urgências do novo pólo hospitalar de Sintra vão contribuir para atenuar as urgências do Hospital Fernando Fonseca, mais conhecido por Hospital Amadora-Sintra.

Já a Urgência Básica de Algueirão-Mem Martins será encerrada.

No que diz respeito a prazos, prevê-se a assinatura de um protocolo que confirme o arranque do projecto na última semana de Janeiro de 2017 e o início do investimento para o ano de 2018, altura em que a verba é inscrita no Orçamento do Estado.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close