Dossier

Hortas de Lisboa, da Idade Média ao século XXI

O Museu de Lisboa inaugura, a 23 de Outubro, “Hortas de Lisboa – Da Idade Média ao Século XXI”, uma exposição sobre o passado e o presente (e talvez o futuro) das hortas na cidade ao longo do tempo, patente no Palácio Pimenta até 19 de Setembro de 2021.

As hortas de Lisboa foram, desde tempos remotos, um elemento particular da paisagem urbana. Têm sido fundamentais para a subsistência das populações da cidade: nos quintais, nos vales irrigados e nas cercas conventuais, nas quintas da periferia e nas moradias da burguesia, nos logradouros, em terrenos baldios e, mais recentemente, nos parques hortícolas.

Actualmente, as hortas são essenciais para a soberania, a segurança e a sustentabilidade alimentar das cidades. Mas são também lugares de fruição e de encantamento que espelham, na sua diversidade, as configurações da malha urbana e a composição demográfica da cidade.

Entre olhares históricos e contemporâneos, recuamos até à época medieval para descobrir hortas no coração da cidade (Praça da Figueira, Rossio, Martim Moniz). Mas também perspetivamos o futuro através das mais recentes técnicas à nossa disposição para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável.

Numa abordagem multidisciplinar, esta exposição apresenta, através de cartografia, pintura, literatura, fotografia e vídeo, os territórios e trajectos, práticas e narrativas, personagens, estratégias e políticas do universo das hortas da cidade.

Desde a Idade Média aos dias de hoje, entre olhares históricos e contemporâneos, descobre-se o fascinante mundo das hortas de Lisboa.

Veja o calendário das visitas guiadas aqui.

Museu de Lisboa – Palácio Pimenta

Campo Grande 245

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close