CulturaDossier

Concerto para crianças na Xerox

_Xerox - Rotary Club Lisboa Olivais (Catarina Furtado+crianças)11Xerox e Rotary Clube Lisboa Olivais uniram-se para proporcionar uma tarde diferente a três turmas das escolas dos Olivais. Catarina Furtado foi, mais uma vez, a anfitriã da tarde, fazendo as delícias das crianças.

Esta foi a 11.ª edição da iniciativa que o Rotary Clube Lisboa Olivais se orgulha de promover, sempre com a Xerox como parceira indispensável.

No evento marcaram presença alguns músicos da SFUCO, bem como as fadistas Kátia Guerreiro e Filipa Maltieiro.

_Xerox - Rotary Club Lisboa Olivais (Filipa Maltieiro+crianças)4Depois de um lanche bem complementado por bolinhos e doces deliciosos, as 55 crianças de três turmas da Escola Arco-Íris, Adriano Correia de Oliveira e Infante D. Henrique “estavam em pulgas” para conhecer as estrelas que iam tocar e cantar só para elas. Não foi, por isso, de forma alguma uma surpresa quando deram um autêntico “banho de multidão” às estrelas da tarde.

Domingos do Rosário, do Rotary Clube Lisboa Olivais, conta ao EXPRESSO do Oriente: “é um privilégio termos a Catarina connosco, como nossa sócia-honorária. Ela é uma mestre a lidar com as crianças, é um encanto e é uma pessoa com um grande coração”. Aproveita também a oportunidade para agradecer à Junta de Freguesia dos Olivais pelo apoio que dá à iniciativa, nomeadamente no transporte dos alunos.


_Xerox - Rotary Club Lisboa Olivais (Kátia Guerreiro)3Um concerto muito didáctico

Já no pequeno auditório que a Xerox tinha preparado para o concerto, os músicos da SFUCO começaram a preparar os seus instrumentos. De entre as cinco dezenas de curiosos, foi a Margarida quem adivinhou como se chamava o clarinete. O trompete e a tuba foram fáceis. À trompa é que ninguém conseguiu chegar…
Depois de uma demonstração de música clássica, chegou a altura do fado. Catarina Furtado, exercendo com naturalidade a função de apresentadora, mas também de “professora improvisada”, desafiou as crianças a tentar explicar o que é o fado. O Pedro disse que “é um tipo de música que dá lições de vida”. A Margarida (outra Margarida, não a de há pouco!) acrescentou que “muitos fados falam de amor, porque o amor é uma coisa que faz as pessoas deitarem cá para fora o que sentem, para se sentirem melhor”. Ficámos convencidos!

_Dedicatoria Catarina Furtado EXPRESSO 001Com Pedro Costa na guitarra portuguesa, acompanhado por Bernardo Viana e Francisco Gaspar na viola de fado e viola baixo, a artista consagrada Kátia Guerreiro e Filipa Maltieiro, que ainda lança agora a sua carreira, cantaram alguns fados. E entre a Rosa da Madragoa, o Fado dos Olhos e o Namorico da Rita, quer-nos parecer que as crianças gostaram mais das aventuras do Xico e da Rita, e ficaram todas a torcer para que a mãe dela não descubra!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close