DossierEducação

Crianças dos Olivais passam “Uma noite na minha Escola”

_Uma noite na minha escola - foto Carlos Carvalho5Quem disse que a escola só serve para aprender a lição dentro da sala de aula? Na freguesia dos Olivais, duas centenas e meia de crianças passaram uma noite na sua escola, mais entusiasmadas do que nunca.

Esta actividade teve início no ano passado, promovida pela Junta de Freguesia dos Olivais, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Criança. As crianças dormiram de sexta-feira (dia 31 de Maio) para sábado (dia 1 de Junho).

Anabela Silva, vogal da Educação, explica-nos como surgiu a ideia: “lembrei-me porque achei que as crianças deviam ver a escola com outros olhos, por outro prisma… A escola não tem de ser só a parte académica, com as obrigações e o estudo, também pode ser encarada como local para outro tipo de actividades”.

Aqui ninguém chora!

“Ao início foi um pouco estranho para todos, mesmo para a comunidade educativa”, confessa a vogal. Alguns professores mostraram-se reticentes e tiveram de ser “convencidos”; já os pais foram quem aderiu melhor ao programa delineado. A princípio, a iniciativa foi pensada para contemplar apenas crianças do primeiro ciclo, mas como alguns dos alunos tinham irmãos mais novos que também queriam participar, foi estendido o acesso. “Tínhamos medo que chorassem e quisessem voltar para casa, para o pé dos pais. Mas ninguém chorou e correu tudo muito bem”, completa Anabela Silva.

_Uma noite na minha escola - foto Carlos Carvalho1Duas noites em 2014

Este ano não será apenas uma, mas duas iniciativas idênticas: uma decorreu em Março, outra repete-se no Dia Mundial da Criança. “Este ano tivemos miúdos muito pequeninos, com três anos”.

Apesar de os responsáveis temerem que um maior número de crianças quisesse abandonar a escola a meio da noite, em 252 crianças só uma se quis ir embora. “Eram 1.30h da manhã quando ela disse à educadora: “desculpa Gina, mas agora tenho de ir dormir com a minha mãezinha”, como quem diz “aguentei até agora, mas agora tens de chamar a minha mãe”, relata divertida a vogal da Educação.

Pais adoraram a ideia

Esta é uma iniciativa que abrange cinco escolas da freguesia, integradas na Componente de Apoio à Família: Escola Alice Vieira, Escola n.º 36, Escola Paulino Montez, Escola Sarah Afonso e Escola de Santa Maria dos Olivais.

A reacção dos pais é muito boa. Anabela Silva lembra-se de uma mãe que no ano passado ficou fora da escola, à espera que os filhos chorassem, para os ir buscar. “Ficou muito surpreendida porque eles não choraram e adoraram a experiência… Lá teve de ir sozinha para casa”!


_Uma noite na minha escola - foto Carlos Carvalho2Quem não gosta de uma guerra de almofadas?

Quanto às crianças, não é surpresa que adorem o programa… Senão, vejamos: discoteca, caça aos gambozinos, guerra de almofadas, cinema ao ar livre e outros jogos no exterior… o que há para não gostar?

Depois das aulas à tarde, na sexta-feira, já não vão para casa. Para não se perder tempo e esforço com a confecção de refeições, o jantar é estilo piquenique, que os pais trazem. E as actividades variam: “este ano tivemos visitas de fora: o Olivas foi contar um conto, o Viajante actuou para as crianças… Vamos enriquecendo com coisas diferentes em cada edição”.

No dia seguinte é uma pena que a odisseia tenha de ter um fim. Há tempo para uma última actividade às 8h da manhã, e depois está na hora de ir para casa com os pais, por volta das 10.30h.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

  1. gostei imenso de ver e de ler ____________________ mas posso fazer uma pergunta !!? porque será que na escola 175 não se faz alguma coisa / tipo associação de pais ..eu próprio já tentai e não obtive resultado positivo / as empregadas exaltam-se facilmente e chamam a policia quando lhes dá na cabeça , enfim..uma serie de coisas que eu não compreendo , não estão ao portão a receber as crianças (tenho fotos disso) e pelos vistos eu próprio passei por esta escola onde se fez esta actividade( uma noite na minha escola ) e viu-se as auxiliares a receber as crianças ..
    não percebo ..bom..espero que melhore agora que a junta tem uma presidenta Rute Lima da minha geração e vizinha olivalênce que tenho a certeza que vai por a escola a seu tempo no melhor ( obrigada por nos mostrarem que é possível …… e já agora a escola Paulinho Montês esta a ficar espectacular / parabéns / espaços verdes altamente sempre abrir / e parques para as crianças há maneira no jardim da igreja de santo Eugénio // grande Rute Lima e sua Equipa da junta de Freguesia dos olivais ; Bem hajam Contem comigo para o desenvolvimento dos olivais. moro cá há 40 anos e meus pais há 80 anos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close