CulturaLocal

Galopim de Carvalho homenageado

resized_galopim de carvalhoA Câmara Municipal de Lisboa atribuiu ao professor Galopim de Carvalho a Medalha de Mérito Científico, reconhecendo o seu contributo para o desenvolvimento da cidade.

A cerimónia decorreu no Museu de História Natural e da Ciência no dia 30 de Junho e contou com a presença do presidente Fernando Medina, a quem coube efectuar a entrega da medalha, além do director do Museu de História Natural e da Ciência, José Pedro Sousa Dias, do vice reitor da Universidade de Lisboa, António Feijó, da presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, e das vereadoras Catarina Vaz Pinto, que subscrevera a proposta de atribuição da Medalha de Mérito, Catarina Albergaria e Paula Marques.

No anfiteatro do Laboratório de Química, onde estiveram presentes antigos alunos do geólogo, professor e divulgador de Ciência, Galopim de Carvalho reiterou a importância do acesso ao conhecimento e do ensino da Ciência.

Assim descreve a Câmara de Lisboa o homenageado: “António Marcos Galopim de Carvalho, nascido em Évora, em 1931, é professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa  e, enquanto membro do Departamento de Geologia da FCUL, desenvolveu amplo trabalho científico, pedagógico e de divulgação das especificidades geológicas do território português, sendo autor de 21 livros e mais de 200 trabalhos em revistas científicas. O trabalho continuado que desenvolveu e a sua divulgação garantiu a defesa, preservação e divulgação do património geológico nacional.

Galopim de Carvalho foi ainda diretor do Museu Mineralógico e Geológico (1983 a 1992) e do Museu Nacional de História Natural – MNHN (1992 a 2003), comissariou várias exposições que muito contribuíram para a afirmação daqueles equipamentos museológicos e para a formação e sensibilização de novas gerações, sendo de destacar a célebre exposição «Os Dinossáurios regressam a Lisboa» (1992), que contou com 360 mil visitantes em apenas onze semanas. Foi ainda um dos fundadores da Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis, em Lisboa, que vai já na sua 20.ª edição.

Na cidade de Lisboa, Galopim de Carvalho fica ligado à classificação dos geomonumentos, hoje locais de protecção patrimonial, como é o caso dos geomonumentos da Rua Sampaio Bruno, das Amoreiras ou da Avenida Infante Santo, e cuja localização pode ser consultada na respectiva Carta“.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close