Dossier

Fundação Mário Soares assinala Dia Mundial dos Oceanos

“Podem os oceanos salvar-nos?”

Há 25 anos, Mário Soares e Mário Ruivo criaram a Comissão Mundial Independente para os Oceanos (CMIO). Hoje, a Fundação Mário Soares evoca e dá a conhecer o pioneirismo, contributo e impacto desta comissão, destacando a acção visionária de Mário Soares e de Mário Ruivo e a actualidade das suas contribuições.

“A chave do próximo século é, não o duvido, a solidariedade. A salvaguarda eficaz e duradoura dos Oceanos é uma tarefa que se inscreve na lista dessa preocupação. Tem a ver diretamente com o futuro e com as gerações vindouras. Não pode ser adiada, porque não há tempo a perder!”

Mário Soares, “O Oceano…Nosso Futuro”, Relatório da Comissão Mundial Independente Sobre os Oceanos, 1998.

A centralidade dos oceanos na acção política de Soares ganhou relevo nos anos 80, enquanto primeiro-ministro, acentuando-se no âmbito da sua actividade como Presidente da República, empenhado em fazer cumprir o desígnio nacional de “regresso de Portugal ao mar”.

Juntamente com Mário Ruivo, especialista em oceanografia e amigo de longa data, Mário Soares promoveu a criação da Comissão Mundial Independente para os Oceanos, lançada em Tóquio, em Dezembro 1995, tendo contado com o apoio do secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, e do diretor-geral da UNESCO, Federico Mayor.

Presidida por Mário Soares e coordenada por Mário Ruivo, a CMIO constituiu um marco histórico nas dinâmicas de cooperação e mobilização transnacional sobre o mar, culminando na apresentação do relatório “”O Oceano… Nosso Futuro””, por ocasião da celebração do Ano Internacional dos Oceanos, em 1998.

O Arquivo da Fundação Mário Soares disponibiliza documentação única sobre a Comissão Mundial Independente para os Oceanos e a acção política de Mário Soares sobre a temática dos Oceanos:

Arquivo da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close