Destaque

Feira Gráfica de Lisboa abre portas

A Feira Gráfica Lisboa começa já este fim-de-semana.

Nesta 3ª edição, propõe-se um formato diferente das duas edições anteriores: a exposição Continuar a Publicar! decorre entre 3 e 11 de Outubro no Pavilhão Branco das Galerias Municipais – no jardim do Museu de Lisboa. Paralelamente decorre um programa online de conversas, lançamentos e apresentações de edições lançadas durante a pandemia que não tiveram oportunidade para lançamento presencial.

Na exposição Continuar a Publicar! reúne-se um significativo conjunto de objectos da cultura impressa, desde Novembro de 2019: livros, cartazes, fanzines, plaquetes, revistas (contra-)culturais, etc., concebidos por diversos autores, colectivos e projectos editoriais de pequena escala, maioritariamente sediados em Portugal. O evento expositivo contará ainda com a venda de todas as publicações seleccionadas quer in loco, quer através do website da Feira Gráfica 2020, a partir do qual será possível realizar a compra directa com os editores/autores, mantendo assim uma das intenções base do projecto.

O programa online que acompanha a exposição, conta com quatro conversas a decorrer nos dias 4, 5, 7 e 10 de Outubro com convidados especiais.

Continuar a Publicar! tem produção da Câmara Municipal de Lisboa, curadoria de Emanuel Cameira (Barco Bêbado), Filipa Valladares (STET – livros & fotografias), Gonçalo Duarte (Oficina Loba) e Xavier Almeida (Estrela Decadente) e apoio das Galerias Municipais e de EGEAC.

A exposição poderá ser visitada de 03 a 11 de Outubro de 2020, entre as 14h30 e as 19h00 no Pavilhão Branco das Galerias Municipais, situado no jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, ao Campo Grande — e a entrada é livre com lotação limitada. Todas as conversas, lançamentos e apresentações são livres e acontecem online através das redes sociais da Feira Gráfica 2020.

Programa completo:

CONVERSAS

4 de Outubro às 16h30

Activismo Gráfico — O território da edição como espaço de afirmação de identidade(s) com Cecil Silveira (Sapata Press) + André Teodósio/João Pedro Vale/Nuno Alexandre Ferreira (Mercado das Migalhas) + Rodrigo Saturnino + Sílvia Prudêncio

Moderação de Filipa Valladares e Xavier Almeida

5 de Outubro às 18h00

A criação como afronta com António Cabrita + Gisela Casimiro + Regina Guimarães

Moderação de Emanuel Cameira

7 de Outubro às 19h00

Publicar em tempo de pandemia — constrangimentos e oportunidades com

Bruno Borges + Joana T. Silva (it’s a book) + João Concha (não (edições)) e João Paulo Cotrim (Abysmo)

Moderação de Filipa Valladares e Xavier Almeida

10 de Outubro às 18h00

Independência e apoios à edição — uma relação (in)compatível? com Alex Vieira (Prego) + Catarina Domingues (Chama | Ficção / Sr Teste) + Celina Brás (Contemporânea) + Nuno da Luz (ATLAS Projectos)

Moderação de Emanuel Cameira e Gonçalo Duarte

LANÇAMENTOS E APRESENTAÇÕES

4 de Outubro às 18h00

Calendário do Nunca — Ostraliana (Sapata Press)

5 de Outubro às 17h00

Singular Form — Ana Margarida Matos

6 de Outubro às 17h00

Revista Decadente 74 — anónimo

6 de Outubro às 18h00

Diários do Corona — Bruno Borges (Fojo / O Gorila)

8 de Outubro às 17h00

Apesar de Não Estar, Estou Muito (DJ Nobita Early Years – Diogo Jesus)

9 de Outubro às 18h00

Filipe Felizardo — apresentação dos livros em exposição

10 de Outubro às 17h00

João José Maria Calhau — Rui Dias Monteiro

11 de Outubro às 17h00

Not Human/ Not Fly — Mao

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close