Cultura

Exposição “O Cerco de Lisboa” no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa

5 de Dezembro de 2023 a 2 de Março de 2024 - entrada gratuita

A Câmara Municipal de Lisboa, através do Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico, apresenta a exposição colectiva “O Cerco de Lisboa”, um ensaio documental sobre Lisboa, que se situa metaforicamente no antigo perímetro amuralhado da cidade, para abordar a representação da sua periferia social e urbana.

Sete fotógrafos portugueses oferecem um panorama voluntariamente fragmentado de Lisboa, que prescinde do olhar positivista sobre os seus cidadãos, presente em outros conhecidos projectos fotográficos sobre a cidade, realizados no século passado. A exposição inclui imagens dissonantes que reveem criticamente as iconografias da colonialidade ou a memória urbana de alguns bairros, aqueles que nasceram nas imediações de pequenas indústrias, criando um microcosmos social e iconográfico, onde as fábricas coexistiam com negócios subsidiários e casas de trabalhadores.

“O Cerco de Lisboa” apresenta projectos que prestam atenção àqueles que habitam os lugares que a evolução da economia abandonou. Territórios nos quais se formou um mosaico híbrido de alteridade e precariedade. Nestes espaços subalternos, convivem migrantes das ex-colónias com os despejados pelo mercado de trabalho.

O projeto, inteiramente realizado para ser exposto nas salas do Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico, pretende dar protagonismo aos subalternos, tanto a nível identitário como social, através de imagens empáticas para com aqueles considerados diferentes: as pessoas albinas, por exemplo, ou os jovens que engendram sistemas alternativos de subsistência urbana, um modelo de resistência que tem equivalentes em muitas cidades do mundo.

Parte da personalidade de “O Cerco de Lisboa” reside no carácter marcadamente subjectivo das imagens que o compõem. A exposição inclui um olhar de fora sobre a Lisboa que os viajantes vislumbram antes de entrarem no centro da cidade. Um olhar que é complementado por imagens ambíguas que procuram a estranheza das cenas quotidianas.

O Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico apresenta, numa sala à parte, um pequeno percurso documental e bibliográfico de outros projectos sobre a cidade anteriormente realizados. Serão também exibidos trabalhos em formato vídeo criados exclusivamente para este projeto.

Esta exposição é um coletivo da autoria de Augusto Brázio, Lara Jacinto, Mag Rodrigues, Paulo Catrica, Pedro Letria, São Trindade e Valter Vinagre, com comissariado de Alejandro Castellote e direção de Nuno Aníbal Figueiredo / Número – Arte e Cultura. Conta com apoio da República Portuguesa – Cultura/ Direção-Geral das Artes.

Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico: Rua da Palma, 246, Lisboa

Exposição patente ao público: 5 de Dezembro de 2023 a 2 de Março de 2024

Horário: Segunda-feira a Sábado das 10h00 às 18h00, encerra Domingos e feriados

Entrada gratuita

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close