CulturaLocal

Estátua de D. José I no Terreiro do Paço ganha placa evocativa

resized_estatua equestre d joseO restauro da estátua equestre de D. José I, que domina a placa central do Terreiro do Paço, fica completo com o descerramento de uma placa evocativa no dia 3 de Julho, pelas 17 horas.

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, estará presente nesta cerimónia.

A intervenção de conservação e restauro de que o monumento foi alvo nos anos de 2012 e 2013 permitiu impedir uma deterioração que prometia afectar gravemente o seu valor estético, provocada pela poluição urbana, pela salinidade e pelas condições atmosféricas.

O projecto foi promovido e acompanhado do início ao fim pela comissão científica do World Monuments Fund Portugal, bem como de especialistas de renome, de modo a garantir uma rigorosa preservação da herança cultural. A Câmara Municipal de Lisboa comparticipou no custo total do projecto, orçado em 490 mil euros.

A estátua equestre de D. José I, da autoria do escultor Joaquim Machado de Castro, resulta do projecto de reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755. Ficou finalizada em 1775 e foi levada para uma praça do Terreiro do Paço ainda inacabada, tendo sido colocada sobre um pedestal. O conjunto perfaz 14 metros de altura. Do seu alto, D. José I está de frente para o rio, voltando o rosto levemente para a direita.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close