DossierLocalOutras

Escuteiros de Santa Maria dos Olivais festejam 60 anos

O Agrupamento n.º 61 de Escuteiros de Santa Maria dos Olivais cumpriu em Janeiro o seu 60.º aniversário, assinalado no dia 27 com uma jornada recheada de emoções.

A origem do Agrupamento n.º 61 remonta a 27 de Janeiro de 1957, conforme nos relata apaixonadamente Paulo Ferreira, o Secretário de Agrupamento.

O Escutismo na Paróquia de Sta. Maria dos Olivais chegou com a Promessa dos Escuteiros constituintes da Patrulha Esquilo, depois de uma preparação e processo de formação técnica e pedagógica que tinha começado em Abril do ano anterior.

Nessa altura, conforme lembra o nosso amigo, “decorriam as comemorações 50.º Aniversário do Movimento Escutista/Escutismo no Mundo (Agosto de 1907 – data da realização do 1.º Acampamento Escutista na Ilha de Brownsea) e o Centenário do nascimento do Fundador – Lord Baden-Powell (Fevereiro de 1857 – antigo General/Militar e depois Homem de Paz)”.

As comemorações do 60.º ano de vida começaram com uma cerimónia do içar das bandeiras Nacional e de Agrupamento e cantar do Hino Nacional e do Agrupamento, a que se seguiram as actividades.

Depois de um breve enquadramento histórico dos 60 anos de existência, realizou-se um Jogo de Vila subordinado ao imaginário “Viagem no tempo…”, em que os 90 escuteiros da actualidade, divididos em equipas, corporizaram actividades típicas das décadas passadas e deixaram mensagens para o futuro.

Para os nossos amigos, teve particular importância a partilha na eucaristia de um dos fundadores, o Chefe Renato Graça, já com 86 anos, que “deu testemunho e lembrou os tempos idos, mostrando admiração pelo trabalho feito, deixando palavras de estímulo à continuação da Missão”.

Mas o dia reservava ainda muitas surpresas: lanche de confraternização, com direito ao soprar das velas e ao cantar dos parabéns, e a XI edição da “Feira das Sopas”, com direito a muita música, animação e karaoke.

O Agrupamento termina com a seguinte nota:

“Decorridos 60 anos de muitas actividades e missões de diferentes tipos – técnicas, formativas, lúdicas, acção social, religiosas, animação sociocultural, protecção civil, desportivas, etc. e nos diferentes níveis, sejam locais, regionais, nacionais, e mesmo internacionais, o balanço é extremamente positivo, resultando sempre em tempos fortes de aprendizagem e «formação integral para a Vida» de muitas crianças e jovens olivalenses. À Freguesia, Comunidade, antigos e actuais Escuteiros/as, os votos de bem hajam!!!”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close