Destaque

Edição de Fevereiro do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Fevereiro do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Este mês, como é nosso apanágio, temos um pouco de tudo: dizemos “presente!” nas artes, como a dança e a música, no futebol de formação e no envelhecimento activo… acompanhamos as preocupações da população com a habitação e a insegurança e ainda lhe damos conta das novidades. Vamos a isso?

Comecemos pela Mouraria. Neste bairro da Freguesia de Santa Maria Maior, o sentimento de insegurança motivou a entrega de uma petição assinada por centenas de pessoas. Falámos com o autarca local, Miguel Coelho, que nos explicou o problema. Mais à frente nesta edição encontraremos outra esquadra encerrada que reuniu centenas de pessoas em protesto, exigindo a sua reabertura, desta vez em Carnide. Também ouvimos o autarca carnidense, Fábio Sousa.

Paremos agora em Marvila, onde se encerraram as comemorações dos 60 anos da Freguesia. Na franja ribeirinha marvilense vão-se operando mudanças que motivaram uma reunião, sob o mote “Marvila – que futuro?”. As preocupações são muitas e a população transmitiu ao presidente José António Videira a sua inquietação, numa sessão muitíssimo participada.

Antes de sairmos de Marvila, ouvimos e cantamos com o artista Miguel Gameiro em concerto artístico. O músico esteve à conversa com Francisco Mendes na primeira edição da iniciativa “Acusticamente Falando”. Fantástico!

Chegamos a Santa Engrácia mesmo a tempo da formação em informática para seniores. Maria Esmeralda, Odaltino e Alberto aplaudem a iniciativa da Junta de Freguesia de São Vicente, bem como o formador Paulo Pereira.

Inauguramos quatro hectares de área verde junto ao Tejo, no novo Parque Ribeirinho Oriente, e seguimos para a Penha de França, onde está na hora de cortar o mato e deixar a freguesia mais bonita. Pelo caminho, perguntamo-nos o que acontece à água, com a exposição itinerante “Água Vai” e vamos pensando em ideias verdes e sustentáveis, porque a Junta tem disponíveis  40 mil euros de Orçamento Participativo…

Ainda na Penha, temos uma reportagem para lhe mostrar: o Fórum Dança fez 30 anos, juntou a família e celebrou a vida da melhor maneira que sabe: pelo gesto, som e palavra, sempre através da dança.

Regressando ao tema verde, o Jardim Botânico Tropical de Lisboa foi re-inaugurado e nós estivemos lá para absorver toda a energia das mais de 600 espécies vegetais. Já nos Olivais, foi o abate de um conjunto de choupos que motivou uma queixa da Plataforma em Defesa das Árvores.

Na Encarnação, mais concretamente na ADCEO, ouvimos o antigo jogador Costinha e o ex-árbitro Pedro Henriques falar sobre as leis do jogo e o fair-play, numa sessão que envolveu atletas, treinadores, dirigentes e pais. Parabéns pela iniciativa!

Estamos mesmo a chegar ao fim… apresentamos o novo presidente da Junta de Freguesia de Benfica, iniciamos a construção de dois centros de saúde (Alta de Lisboa e Alto dos Moinhos) e oferecemos-lhe mais uma reportagem das nossas: uma cerveja inspirada no pastel de nata! Fomos prova-la à cervejeira Dois Corvos e… recomendamos!

Fechamos com a habitual volta pelas 24 freguesias da cidade. Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close