DestaqueEducação

Divulgados dados sobre violência sexual nas universidades

O Centro de Estudo da Federação Académica de Lisboa apresentou esta terça-feira, 10 de Dezembro, os dados de um estudo sobre violência sexual. 93% já sentiram medo nos parques de estacionamento.

Decorreu na tarde desta terça-feira a apresentação do estudo “Violência Sexual na Academia de Lisboa: prevalência e percepção dos estudantes”, um trabalho dirigido pelo Centro de Estudo da FAL com o apoio da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.

O estudo foi apresentado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde, além das associações parceiras, estiveram presentes representantes políticos, agentes do ensino superior e público em geral.

Num inquérito que registou 995 respostas válidas em estabelecimentos de ensino superior em Lisboa, são 93% os que já sentiram medo nos parques de estacionamento e 41% os que temeram pela sua segurança nas paragens de autocarro, no metro ou nas imediações da sua faculdade, com 57% a referir insegurança no trajecto entre casa e a instituição. Mais residuais são os casos de quem se sente inseguro dentro da instituição de ensino superior (14%).

61% dos inquiridos já se sentiram várias vezes incomodados com a forma como foram observados por alguém e 51% já foram várias vezes alvo de comentários provocatórios de natureza sexual.

32% já se sentiram sexualmente importunados, sem consentimento, com a simulação de actos ou movimentos sexuais e 23% referem que, pelo menos uma vez, alguém já acariciou, beijou ou se esfregou nas suas partes íntimas e genitais, contra a sua vontade.

Os autores do estudo reclamam “medidas de segurança mais adequadas às reais necessidades dos estudantes, procurando ampliar a vigilância, iluminação e controlo dos estabelecimentos de ensino, nos campi, nas paragens de transportes públicos e, em particular destaque, nos parques de estacionamento das instituições do ensino superior”.

O documento pode ser consultado clicando no seguinte documento: Estudo Violência Sexual – FAL

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close