DestaqueDossierSociedade

Comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil

resized_P França Protecção Civil (22)A Alameda D. Afonso Henriques recebeu um evento promovido em colaboração entre as Juntas de Freguesia do Areeiro, Arroios, Beato e Penha de França.

Entre as 10h e as 13h, foram muitas as actividades com o objectivo de sensibilizar o público presente para os riscos e precauções relacionados com a Protecção Civil.

A Proteção Civil Municipal (SMPC) contou com a colaboração de dezenas de voluntários das quatro Juntas de Freguesia parceiras no evento, que ajudaram as famílias presentes a participar em diversas actividades. Os mais novos puderam levar para casa jogos didácticos, ouvir contos, ficar a conhecer mais sobre o terramoto de 1755 e o incêndio do Chiado, ou perceber como se devem proteger no caso de um sismo. O Tinoni, mascote de segurança infantil, foi presença constante junto das crianças. Os mais jovens também gostaram bastante de entrar nos veículos da Protecção Civil e accionar a marcha de emergência, vestidos a rigor com colete e capacete.

resized_P França Protecção Civil (5)Para os mais adultos, houve demonstrações e workshops na área das comunicações, falou-se sobre planos de emergência familiar e risco de acidentes domésticos. Os testemunhos sobre o sismo de 1969 e as cheias de 1967 acrescentaram experiências concretas a um dia em que se evocaram cenários de destruição, com vista à prevenção e segurança máximas.

Uma coisa é certa: protecção é a palavra de ordem, pânico é a palavra a evitar. A atitude indicada ficou demonstrada de forma lúdica e descontraída através de uma flash mob coreografada por João Ferrador, responsável pelas Oficinas de Teatro da Penha de França. Ao ritmo da música, as ordens “baixar, proteger, aguardar” foram repetidas até contagiarem todo o público presente.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close