Nacional

CP promove viagens em Comboio Presidencial

Estão previstas 20 viagens a bordo deste museu sobre carris, com vista para o Douro, a partir de Março de 2024

Mais do que uma viagem com requinte, o Comboio Presidencial 2024 promete ser um embaixador móvel do Douro, trazendo para dentro das suas carruagens a alma, a comida, o vinho e as histórias desta região única. A missão é garantir que cada passageiro não apenas viaje pelo Douro, mas experiencie, sinta e viva a região em todas as suas dimensões, a bordo de uma peça de museu.

Esta experiência imersiva, que celebra a história ferroviária do país e une a CP – Comboios de Portugal, a Fundação do Museu Nacional Ferroviário e o Chef Chakall, começa em Março de 2024. Ao todo serão realizadas 20 viagens, ao longo de 10 fins-de-semana, numa celebração da portugalidade.

Cada viagem, num verdadeiro museu sobre carris, destacará uma de 10 quintas do Douro, permitindo que cada uma delas apresente o melhor da sua produção, fazendo do Comboio Presidencial uma extensão da própria região.

A bordo, os passageiros poderão saborear pratos, confeccionados pelo Chef Chakall, que serão um mosaico dos sabores do Douro. Haverá ainda um prato principal preparado por cozinheiros locais, de restaurantes escolhidos pela autenticidade dos seus pratos, divulgando o que há de mais genuíno. Serão também partilhadas histórias do comboio, do Douro e dos locais por onde o comboio passará, tornando cada viagem uma experiência cultural rica e memorável.

O presidente da CP, Pedro Moreira, destaca a história deste comboio, de 1890, “que já transportou reis, chefes de estado e papas”. “Foi restaurado pela CP, o que é algo que nos orgulha muito”, aponta. Pôr nos carris o Comboio Presidencial “é uma forma de trazer o Museu para o exterior, de tornar esta peça viva, de enriquecer a experiência que todos poderão ter a bordo”, sustenta Pedro Moreira, justificando a escolha do Chef Chakall para o projecto pelo facto de, também ele, querer promover a gastronomia nacional e regional. “Este comboio vai ter um grande envolvimento da região, com várias quintas e restaurantes a bordo a apresentar os seus melhores produtos. A isto alia-se a paisagem que é, para mim, das melhores paisagens do mundo”, diz, agradecendo aos parceiros e aos trabalhadores da CP que ajudaram a tornar a ideia em realidade. “Este comboio foi desenvolvido com paixão e espírito de missão. Acreditamos que será uma experiência fantástica, única e inesquecível”, afirma o presidente da CP.

O reconhecido Chef Chakall tem uma certeza sobre esta iniciativa: “teremos os melhores vinhos e os melhores pratos de Portugal”. A grande meta é “representar o bom da região”. “Espero ter um serviço de excelência, que mostre que gostamos de Portugal”, explica. “Vamos ter 10 restaurantes com pratos emblemáticos. O prato principal será sempre de um cozinheiro/uma cozinheira que não tem o reconhecimento que merece. Este comboio terá espírito familiar”, garante ainda.

Já Manuel Cabral, da Fundação Museu Nacional Ferroviário define este como um projecto “de território e para as pessoas”, realçando a sua dimensão local e identitária. Lembra que este comboio, que foi alvo de um restauro dinâmico, precisamente para ser usado, é “uma espécie de museu vivo, um museu fora do museu”, representando o património ferroviário nacional. “Quem está ligado ao turismo sabe que há duas palavras essenciais para o dinamizar: experiências e emoções. É isso que se pretende com este Comboio Presidencial, proporcionar experiências e provocar emoções nas pessoas”, defende.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, fez questão de receber o comboio, na Estação do Pocinho, na viagem de apresentação, e de elogiar o papel da CP na coesão territorial desta região e na atração de pessoas para este território. Depois da Rota das Amendoeiras, este Comboio Presidencial é “a cereja no topo do bolo”. João Paulo Sousa manifestou a disponibilidade da autarquia em dar apoio ao nível dos transportes e informação turística aos visitantes que chegam àquela estação.

As viagens a bordo do Comboio Presidencial custam 750 euros e já podem ser pré-reservadas no site da CP.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close