Magia, Arte Sonora, Dança, concertos e festivais de Música, Cinema, Vídeo e Novo Circo vão animar a cidade de 22 de Agosto a 1 de Outubro.
De dia 22 a 27 de Agosto há o festival Lisboa Mágica que distribui magia pelas ruas alfacinhas, desde o Jardim da Estrela à Praça do Comércio, Centro Cultural de Belém, Palácio Baldaya, e tantos outros lugares. Com direcção artística de Luís de Matos, 15 artistas oriundos de nove países apresentam 175 espectáculos em diferentes praças e jardins de Lisboa.
Nos mesmos dias, de 22 a 27, pode optar por também assistir a uma das sessões do FUSO, o Festival Internacional de Videoarte de Lisboa, esta 15ª acontece em vários espaços da cidade, entre os quais o Castelo de São Jorge e o Museu da Marioneta.
O Lisboa Soa decorre de 24 a 27 de Agosto entre as Carpintarias de São Lázaro e o Quartel do Largo do Cabeço da Bola. São sons… mas não uns sons quaisquer! São experiências sonoras muito elaboradas e que despertam a curiosidade. Apostamos que não vai querer faltar!
Mas se “a sua praia” é mais a Dança, ui… tem tanto para sacudir na cidade entre 2 e 24 de Setembro. Veja bem, é quase um mês em que consegue por em prática os seus dotes bailarinos: começa logo no dia 2 com uma mega aula no padrão dos descobrimentos que engloba oito estilos diferentes, se não gostar desta, nem vale a pena testar as outras. Segue-se Flamenco, Sevilhanas, Forró, Samba, Salsa, Merengue e Danças Africanas. Não vai querer parar!
A 9 de Setembro, no Vale do Silêncio, decorre o concerto do ano. Num cenário sem igual, sobe ao palco a Orquestra da Gulbenkian sob a batuta do maestro José Eduardo Gomes, para interpretar temas de John Williams. Se nunca assistiu a um concerto naquele local, não sabe o que anda a perder, a magia do Vale do Silêncio retempera as forças para um ano de trabalho. Vá por mim!
Depois tem o Mistura, que é mesmo o que o nome indica: uma mistura de artes do Mundo e que decorre nos dias 9 e 10 de Setembro, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, das 16h00 às 24h00.
E porque as festas são para todos, não se esqueceu a vertente religiosa e desenvolveu-se o programa Lavagem a Santo António, que se desenvolve entre 14 e 17 de Setembro e inclui conferências inter-religiosas, uma missa, uma manifestação pela Paz e a própria da lavagem da escadaria que, embora simbólica, acaba com uma bela feijoada para repor a energia. E nos dias 15 e 16 há Cinema no Estendal e assim sendo, faz-se as sessões no Lavadouro do Lumiar, onde mais poderia ser?
A 22 e 23 de Setembro, o Castelo de São Jorge será o palco do Festival Solo. Novo Circo, Dança e Música são as propostas para uma, ou duas, noites bem passadas.
Rui Massena protagoniza o concerto de dia 23 na Praça do Comércio num fim de tarde que promete um pôr-de sol sem igual, é às 18h30. Nesse mesmo dia mas um bocadinho mais cedo, decorre, das 10h00 às 18h00 o festival coreano, no Palácio Pimenta, e mostra a arte e gastronomia daquele país.
Eu não lhe disse que isto é para todos? De 29 de Setembro a 1 de Outubro é a vez dos militares se juntarem, com as suas bandas, na Quinta da Granja e celebrarem, com grandes concertos, o Dia Mundial da Música.
O programa Festa na Rua termina a 1 de Outubro com “A comer que nem um frade”, mais uma vez no Palácio Pimenta, que tem uma cozinha que é um luxo! Será uma feira temática com workshops, demonstrações, visitas, jogos e muita animação e que acontece no âmbito da exposição Vita Prima. Santo António em Portugal.
Ai meu Deus, nem sei por onde começar!
As fotos são da EGEAC.