Destaque

Cultura em Lisboa

As Festas na Rua estão de volta para animar Lisboa até ao fim do Verão.

Magia, Arte Sonora, Dança, concertos e festivais de Música, Cinema, Vídeo e Novo Circo vão animar a cidade de 22 de Agosto a 1 de Outubro.

De dia 22 a 27 de Agosto há o festival Lisboa Mágica que distribui magia pelas ruas alfacinhas, desde o Jardim da Estrela à Praça do Comércio, Centro Cultural de Belém, Palácio Baldaya, e tantos outros lugares. Com direcção artística de Luís de Matos, 15 artistas oriundos de nove países apresentam 175 espectáculos em diferentes praças e jardins de Lisboa.

Nos mesmos dias, de 22 a 27, pode optar por também assistir a uma das sessões do FUSO, o Festival Internacional de Videoarte de Lisboa, esta 15ª acontece em vários espaços da cidade, entre os quais o Castelo de São Jorge e o Museu da Marioneta.

O Lisboa Soa decorre de 24 a 27 de Agosto entre as Carpintarias de São Lázaro e o Quartel do Largo do Cabeço da Bola. São sons… mas não uns sons quaisquer! São experiências sonoras muito elaboradas e que despertam a curiosidade. Apostamos que não vai querer faltar!

Mas se “a sua praia” é mais a Dança, ui… tem tanto para sacudir na cidade entre 2 e 24 de Setembro. Veja bem, é quase um mês em que consegue por em prática os seus dotes bailarinos: começa logo no dia 2 com uma mega aula no padrão dos descobrimentos que engloba oito estilos diferentes, se não gostar desta, nem vale a pena testar as outras. Segue-se Flamenco, Sevilhanas, Forró, Samba, Salsa, Merengue e Danças Africanas. Não vai querer parar!

A 9 de Setembro, no Vale do Silêncio, decorre o concerto do ano. Num cenário sem igual, sobe ao palco a Orquestra da Gulbenkian sob a batuta do maestro José Eduardo Gomes, para interpretar temas de John Williams. Se nunca assistiu a um concerto naquele local, não sabe o que anda a perder, a magia do Vale do Silêncio retempera as forças para um ano de trabalho. Vá por mim!

Depois tem o Mistura, que é mesmo o que o nome indica: uma mistura de artes do Mundo e que decorre nos dias 9 e 10 de Setembro, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, das 16h00 às 24h00.

E porque as festas são para todos, não se esqueceu a vertente religiosa e desenvolveu-se o programa Lavagem a Santo António, que se desenvolve entre 14 e 17 de Setembro e inclui conferências inter-religiosas, uma missa, uma manifestação pela Paz e a própria da lavagem da escadaria que, embora simbólica, acaba com uma bela feijoada para repor a energia. E nos dias 15 e 16 há Cinema no Estendal e assim sendo, faz-se as sessões no Lavadouro do Lumiar, onde mais poderia ser?

A 22 e 23 de Setembro, o Castelo de São Jorge será o palco do Festival Solo. Novo Circo, Dança e Música são as propostas para uma, ou duas, noites bem passadas.

Rui Massena protagoniza o concerto de dia 23 na Praça do Comércio num fim de tarde que promete um pôr-de sol sem igual, é às 18h30. Nesse mesmo dia mas um bocadinho mais cedo, decorre, das 10h00 às 18h00 o festival coreano, no Palácio Pimenta, e mostra a arte e gastronomia daquele país.

Eu não lhe disse que isto é para todos? De 29 de Setembro a 1 de Outubro é a vez dos militares se juntarem, com as suas bandas, na Quinta da Granja e celebrarem, com grandes concertos, o Dia Mundial da Música.

O programa Festa na Rua termina a 1 de Outubro com “A comer que nem um frade”, mais uma vez no Palácio Pimenta, que tem uma cozinha que é um luxo! Será uma feira temática com workshops, demonstrações, visitas, jogos e muita animação e que acontece no âmbito da exposição Vita Prima. Santo António em Portugal.

Ai meu Deus, nem sei por onde começar!

Vou escolher AQUI.

As fotos são da EGEAC.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close