Dossier

Estudante luso ganha prata nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia

José Gusmão Rodrigues, aluno do 12.º ano na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, ganhou uma medalha de prata na 19.ª Olimpíada Internacional da Filosofia, em Viena. Tendo participado por iniciativa própria, contando apenas com o apoio de um professor.

O jovem apesar de ainda andar no 12.º já frequenta algumas cadeiras de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa por ter revelado, desde os 13 anos, uma aptidão “excepcional” para a filosofia, revela o professor que o acompanhou na viagem, Domingos Diogo ao Público.
A decisão de se inscrever nas Olimpíadas partiu de José Gusmão, que através de pesquisas na internet conseguiu autorização para, com o docente de há dois anos, instituir uma delegação nacional e apresentar-se em prova.
De acordo com o professor citado no mesmo diário, “a autorização foi concedida pelo comité científico a título excepcional, perante o compromisso de para o ano tentarmos fazer cá as Olimpíadas de Filosofia”. Revela também que tentaram obter o apoio da Sociedade Portuguesa de Filosofia, mas não obtiveram resposta.
A prova consistia num ensaio sobre filosofia que os alunos tiveram de apresentar numa das quatro línguas admitidas: inglês, francês, espanhol e alemão. José Gusmão teve quatro horas para expor o seu trabalho a partir dos quatro tópicos fornecidos pelo comité e num idioma que não fosse a sua língua materna, tendo optado pelo inglês.
Nesta edição entraram a concurso 30 países, sendo que cada delegação levou dois alunos. A Dinamarca foi a grande vencedora, Portugal e Coreia do Sul obtiveram prata.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close