Início » Dossier, Educação, Local, Nacional, Outras » Candidaturas “Parlamento dos Jovens” e “Empreende JÁ”

Estão abertas as inscrições das escolas ao programa Parlamento dos Jovens 2017/18 (ensino secundário) e ao programa Empreende JÁ – 2.ª edição.

No que diz respeito ao Parlamento dos Jovens – secundário, as inscrições decorrem até ao dia 20 de Outubro.

O tema em debate para este ano será “Igualdade de Género –Um debate para tod@s”. Podem inscrever-se para participar todas as escolas do ensino público, privado e cooperativo, do ensino secundário e profissional, abrangendo o Continente, as Regiões Autónomas e os círculos da Europa e de Fora da Europa.

O Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com o Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ), e tem com objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da actualidade.

O programa desenvolve-se ao longo de três fases que antecedem a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República, que irá ter lugar nos dias 14 e 15 de Maio de 2018:

1. Debate do tema e processo eleitoral, onde se inclui a formação de listas candidatas, dentro da Escola;
2. Eleição dos deputados às sessões escolares para aprovação dum projecto de recomendação da escola e eleição dos representantes às sessões a nível distrital ou regional;
3. Sessões distritais/regionais, onde se aprovam as recomendações a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e se elegem os deputados que representam as escolas nesta sessão.

A inscrição das escolas é formalizada com o preenchimento e envio do formulário de inscrição até 20 de Outubro de 2017, disponível em  http://jovens.parlamento.pt/. Para mais informações contactar os serviços do IPDJ, do respectivo distrito, através dos seguintes contactos:

Distrito de Lisboa
Email: maillisboa@ipdj.pt | Tel.: 218 920 800

Programa Empreende JÁ – 2.ª Edição de candidaturas

A 2.ª edição de candidaturas ao Programa Empreende JÁ, decorre até 30 de Novembro.

O Empreende JÁ é um programa promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ) e está integrado no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.

Destina-se a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação (NEET).

Esta 2.ª Edição é implementada através de duas acções distintas:
Acção 1 – que se traduz no apoio ao desenvolvimento de projectos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
Acção 2 – que apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho, criados ao abrigo do programa, resultantes de projectos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.

O IPDJ, I.P. pretende envolver, na acção 1 deste programa, 370 jovens NEET dos 18 aos 29 anos, e apoiar a integração e a sustentabilidade de 90 postos de trabalho. Os jovens empreendedores terão direito a 250 horas de formação e 30 horas de tutoria, para além de apoio financeiro:
− Na ação 1, durante 6 meses, a uma bolsa mensal de apoio financeiro equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS);
− Na ação 2, a 10.000 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada.

As candidaturas das/dos jovens são efectuadas online, na plataforma do programa em https://eja.juventude.gov.pt.

Para mais informações, as/os interessadas/os deverão contatar as Direções Regionais do IPDJ, nomeadamente da região de Lisboa e Vale do Tejo, através dos seguintes contactos: Tel.: 218 920 800 (Lisboa) | 243 350 410 (Santarém) | 265 546 063 (Setúbal) E-mail: eja.lisboa@ipdj.pt.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!