Sociedade

Caminhar sobre Rodas

Marvila Caminhar sobre Rodas 17-7-2012 (13)O Centro de Promoção Social (CPS) da Prodac de Marvila realizou uma “Caminhada sobre Rodas” para os moradores da freguesia. Disposta a combater o isolamento social e sensibilizar os mais idosos para as novas tecnologias, a instituição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa conseguiu reunir vários participantes, que se mostraram curiosos em experimentar os novos andarilhos.

O Centro de Promoção Social (CPS) da Prodac, de Marvila, realizou, no mês de Julho, uma “Caminhada sobre Rodas” para os moradores da freguesia. Disposta a combater o isolamento social e sensibilizar os mais idosos para as novas tecnologias, a
instituição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa conseguiu reunir vários participantes, que se mostraram curiosos em experimentar os novos andarilhos.

“Esta é uma iniciativa realizada no âmbito da candidatura ao Programa Operacional de Assistência Técnica e que pretende promover o convívio, o envelhecimento activo e melhorar a qualidade de vida da população mais velha”, afirma Susana Ferreira, responsável pelo CPS da Prodac.

Destinada aos fregueses com mas de 55 anos, a acção juntou moradores dos bairros dos Alfinetes, Salgadas, Vale Fundão,
Quinta do Chalé e Marquês de Abrantes. “Estas caminhadas são muito boas para sairmos de casa e nos distrairmos mais um bocadinho. Participamos em todas as actividades da freguesia, pois gostamos muito do convívio e de caminhar”, garantem Isilda Brito e Cristina Pinto, de 74 e 75 anos, respectivamente.

A realização destas acções serve também para dar a conhecer aos participantes os novos andarilhos disponibilizadosMarvila Caminhar sobre Rodas 17-7-2012 (4) gratuitamente pela SCML, e que são um instrumento fundamental para as pessoas com dificuldades de mobilização. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar o utensílio e provar a sua utilidade no apoio a quem deles necessita.

“O andarilho é muito bom e útil, pois a pessoa só precisa de se encostar e consegue andar muito mais facilmente. Eu, por exemplo, tenho uma hérnia e quando ando muito começo a ficar com dores. Com o andarilho não senti nada disso. Senti-me mais segura”, defende Maria da Encarnação Esteves.

Até os participantes mais teimosos, que insistiram, inicialmente, em caminhar pelo seu próprio pé e sem ajuda, acabaram por não resistir e a meio da caminhada também quiseram experimentar o andarilho e confirmar a sua utilidade.

O passeio efectuou-se pelas ruas dos bairros envolventes ao centro e permitiu aos utilizadores experimentar o andarilho em
diversos géneros de terreno, como a calçada, o alcatrão e a terra batida.

Marvila Caminhar sobre Rodas 17-7-2012 (22)No final, todos os participantes voltaram a reunir-se nas instalações da CPS Prodac, onde realizaram alguns exercícios de alongamento, para terminar de forma saudável a sua manhã desportiva.

Desafiados a avaliar a actividade, os participantes não hesitaram em atribuir nota máxima à iniciativa. Uma prova de que todos ficaram satisfeitos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close