DossierReportagem

“Caminhar Ajuda” – CERCI Lisboa promove caminhada e arraial solidário

resized_CERCI Caminhar Ajuda - Presidente Julieta Sanches com dois jovens apoiados pela CERCI - recortA CERCI Lisboa – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades promoveu no dia 28 de Junho mais uma edição da iniciativa “Caminhar Ajuda”, este ano ainda mais tipicamente lisboeta.

Esta foi já a quarta edição do evento solidário, que teve como pontos altos a presença da marcha infantil Marvila 4 Kids, a caminhada e o arraial que animou o serão.

Julieta Sanches, Presidente da Direcção da CERCI Lisboa, explica-nos que “o objectivo do evento é envolver as pessoas, dar a conhecer o trabalho da CERCI e ao mesmo tempo fazer angariação de fundos, tão importante para a nossa organização”.

A caminhada juntou cerca de 60 pessoas, entre pais, amigos, voluntários, e claro, a alma da CERCI, que são as pessoas com deficiência intelectual e multideficiência. Entre eles está o Rúben, um ajudante de cozinha… perdão, cozinheiro, que fez questão de nos contar: “a CERCI fez de mim um homem!”. Além dos caminhantes efectivos, há ainda os caminhantes em espírito: “muitos contribuíram com a inscrição na caminhada mas não podem vir por questões de saúde, quiseram apenas dar o seu contributo”, refere a Presidente da organização.

Visivelmente satisfeita com o decorrer da iniciativa, Julieta Sanches não deixou de salientar o apoio dos voluntários e o das empresas patrocinadoras: “é muito importante o envolvimento das pessoas na vida da CERCI. Os voluntários fizeram um trabalho espectacular de organização deste evento e de captação de patrocínios”.

resized_CERCI Caminhar Ajuda - caminhada (2) recortFestas lisboetas na ordem do dia

O grupo de voluntários a que se refere a responsável iniciou a sua ligação à CERCI quando os seus elementos ainda frequentavam o seu curso no Instituto Português de Marketing e Administração (IPAM). Desde essa altura, tornaram-se voluntários e não mais deixaram esmorecer o seu apoio, que têm exercido através da organização de actividades e angariação de patrocínios.

Ângela Nunes, voluntária organizadora da caminhada, explica-nos que o “Caminhar Ajuda” deste ano surge muito ligado à cidade de Lisboa, com o tema dos Santos Populares, dos arraiais e das Marchas e a sua ligação com a partilha e a solidariedade. Um dos seus símbolos, com certeza o mais inovador, é o mangerilampo: trata-se de um manjerico transformado em pirilampo, que resume de forma original a simbiose das festas lisboetas com a solidariedade.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close