DossierSociedade

Câmara de Lisboa reúne para ouvir munícipes do Beato e de Marvila

resized_reuniao-descentralizada-ateneu-7O Ateneu da Madre de Deus recebeu uma reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa destinada a ouvir os munícipes das freguesias do Beato e de Marvila.

Conforme corresponde ao formato habitual das reuniões descentralizadas da CML, os fregueses inscritos puderam manifestar as suas queixas, sugestões e expectativas ao executivo camarário reunido no local, encabeçado pelo presidente Fernando Medina. Após cada intervenção de um munícipe, a vereação ou o próprio edil encarregaram-se de dar a devida resposta.

Entre os múltiplos temas abordados, destacam-se questões relacionadas com o urbanismo, o espaço público, o estacionamento e a higiene urbana, os tópicos mais caros à população presente. Apesar da gravidade de alguns problemas e da longa duração da sessão, os intervenientes não perderam o seu bom humor.

Dos problemas de habitabilidade da Vila Dias ao projecto previsto para a Rua Marquês de Olhão, ao escoamento de águas e outras questões relacionadas com as cooperativas ex-SAAL, à pavimentação deficiente da Calçada Duque de Lafões, à requalificação há muito esperada na Escola Luís António Verney, aos problemas de estacionamento e circulação das carreiras da Carris no Bairro da Picheleira / Olaias, ou ainda aos passeios danificados no Bairro da Madre de Deus, virtualmente todos os pontos do território do Beato mereceram atenção.

Por seu turno, também o território de Marvila foi abordado na sua extensão, nomeadamente em relação ao Bairro das Amendoeiras, ao Bairro da Flamenga, ao Bairro do Condado e a problemas mais específicos como a falta de passeio e passadeira num dos cruzamentos da Rua Avelino Teixeira da Mota, ou os problemas de higiene urbana na Rua Actriz Palmira Bastos, apenas para dar alguns exemplos.

Reivindicações dos autarcas

Os presidentes das autarquias locais também intervieram. Belarmino Silva agradeceu o esforço financeiro e a atenção dedicada pela Câmara à freguesia de Marvila nos tempos mais recentes. O autarca de Marvila manifestou vontade de intervir na Rua da Fraternidade Operária, (ressalvando a disponibilidade da Junta de Freguesia para custear a obra), pediu a maior brevidade possível para a intervenção no Bairro do Condado e reclamou uma requalificação urgente em duas escolas da freguesia: a n.º 195 e a Luíza Neto Jorge.

O presidente Hugo Xambre Pereira chamou a atenção de Fernando Medina e do seu executivo para a necessidade de completar as obras no Bairro da Quinta do Ourives, para o espaço expectante no Bairro do Grilo e ainda para a importância da melhoria das acessibilidades em torno do eixo Avenida Infante D. Henrique, Rua de Xabregas, Rua do Açúcar e Rua do Grilo. Ainda no plano das ligações rodoviárias, o autarca do Beato pediu uma ligação do Bairro da Picheleira à Estrada de Chelas. Para completar o “caderno de encargos”, Hugo Xambre Pereira mencionou a iluminação pública do Bairro da Madre de Deus e a requalificação da Escola Engenheiro Duarte Pacheco, além de sublinhar o seu apoio a outras reivindicações já apresentadas pelos munícipes que tomaram o microfone antes de si.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close