CulturaDestaque

Bordalo Pinheiro nas Marchas Populares 2016

resized_marchas popularesAs Marchas Populares de Lisboa vão celebrar em 2016 os 170 anos do nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro.

O anúncio da escolha foi feito pelo presidente Fernando Medina na cerimónia de entrega dos troféus aos vencedores deste ano.

Como não podia deixar de ser, o edil assinalou como objectivo “fazer das Marchas de 2016 as melhores de sempre” e classificou a efeméride dos 170 anos do nascimento do célebre artista português como “um desafio estimulante”.

O salão nobre dos Paços do Concelho encheu-se com os marchantes de 2015 e, claro está, com a alegria e boa disposição que sempre caracteriza os participantes das Marchas Populares.

A Marcha do Alto do Pina foi a grande vencedora deste ano e arrecadou, para além do primeiro prémio, os troféus de melhor figurino e melhor desfile na Avenida. Alfama conquistou a segunda posição e os prémios de coreografia, musicalidade e melhor composição original; Alcântara, que venceu o galardão de melhor cenografia, ficou em terceiro lugar da classificação geral.

Há ainda a ter em conta as categorias de melhor letra, que foi para São Vicente, e de melhor cenografia, ex-aequo com Alfama, para a marcha da Madragoa.

Quanto aos destaques para 2016, na 84.ª edição das Marchas, os bairros da Penha de França e de Campo de Ourique regressam à Avenida, havendo também espaço para uma estreia: a do bairro da Boavista. Depois de uma edição que assinalou os 500 anos da Torre de Belém, 2016 vai comemorar os 50 anos da Ponte 25 de Abril.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close