DesportoDossierSociedade

Academia Jorge Pina começa a ganhar forma

No Bairro do Armador, na Freguesia de Marvila, um amplo espaço dedicado ao desporto e à inclusão social começa a ganhar forma: está a nascer a Academia Jorge Pina!

O acto simbólico da colocação da primeira pedra decorreu no dia 14 de Setembro, quando o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira, se juntaram ao atleta paralímpico e visitaram o espaço em obras.

São 1700 metros quadrados mesmo ao lado do Espaço LX Jovem que se vão transformando à medida que o tempo passa. O presidente Fernando Medina pôde mesmo arregaçar as mangas, pegar na pá do cimento e assentar um tijolo naquilo que será em breve uma parede!

A futura Academia Jorge Pina vai dispor de vários estúdios para a prática desportiva, balneários e wc’s, ringues de boxe, espaços multiusos e até uma pista de atletismo, tudo ao dispor da comunidade de Marvila e de Lisboa, como fez questão de salientar o anfitrião do dia, nomeado “local hero” pela Comissão Europeia e embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ.

Jorge Pina agradeceu às entidades envolvidas no projecto, particularmente à Câmara que investiu mais de 400 mil euros no espaço, e desafiou cada um dos presentes a tornar-se um “herói local” ao serviço da comunidade. Por seu turno, os responsáveis políticos salientaram o exemplo do atleta e empreendedor que perdeu a visão mas nunca se deixou abater nem vencer pelas dificuldades e realçaram a importância que o desporto assume na construção de uma sociedade saudável, justa e igualitária.

Depois de uma visita pelo recinto – e depois do tal tijolo assentado por Fernando Medina – chegou a altura de oferecer uma t-shirt da Associação Jorge Pina aos responsáveis, até porque está aí à porta a 3.ª Corrida AJP, no Parque de Jogos 1.º de Maio, marcada para o dia 30 de Setembro!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close