Cultura

A Fada Oriana e Jardim Pim Pim na Casa de Teatro de Sintra

A Casa de Teatro de Sintra dedica o mês de Novembro às crianças e famílias, com dois espectáculos a não perder: “A Fada Oriana” e “Jardim Pim Pim”.

A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner (Teatro TapaFuros) | 7 de novembro às 16h

“(…) O mundo está desencantado. Quero ir para a cidade e quero tornar-me igual aos outros homens”. Assim diz o poeta e assim faz: No seu quarto nove malas já estão feitas, de formatos e cores diversas, com mundos lá fechados e a descobrir: é só abrir! Mas batem à porta, agora? Uma menina amiga, de há muito, imaginou-a sempre o Poeta com asas, vem despedir-se… É tempo de ir, tempo que sempre falta, cada vez mais! Mas a menina de olhos sonhadores mira e remira cada mala ou malinha.

A curiosidade nunca matou o gato, ela sabe, e por isso já vai abrindo uma, tinha o poeta só virado costas para olhar paisagem. E tudo se transforma!”

Partindo da própria dramaturgia apontada pelo conto, a proposta do Teatro TapaFuros, nesta criação para o público infanto-juvenil, será mergulhar no universo de mil possibilidades que nos oferece o teatro de objectos ou de formas animadas. De nove malas, correspondentes aos nove capítulos d’A Fada Oriana, saltam infindáveis objectos que se transformam a olhos vistos para irem contando a estória: será esta escova o porco espinho? E um lenço preto transformou-se na andorinha? Fadas aparecem, vindas do nada, terra fértil para a imaginação!

Com música original e ao vivo, a presença e performance de um actor e uma actriz contribuirão para tornar A Fada Oriana um espetáculo total e uma experiência inolvidável para toda a família.

[Maiores de 6 anos]

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Encenação I Rui Mário Música Original I Pedro Hilário Direção de Atores I Samuel Saraiva Interpretação I Rui Mário e Susana João Figurinista I Teatro TapaFuros Designer I Sofia São Miguel Fotografia I Sérgio Santos Produção Executiva | Joana Rodrigues Produção I Teatro TapaFuros

Dia 22 de Novembro é a vez de Jardim Pim Pim (RUGAS) | às 11h e às 16h

“Um jardim que andarilha pelos

sonhos de uma menina.

Que jardim será esse?

Desafiantes formas, sons e movimentos

espreitam daquele lado da cidade.

E… uma gaiola?

Um jardim, que tem um

jardim aprisionado numa gaiola.

Como libertá-lo?”

Num rodopio de sons, cores e formas que se passeiam pelos jardins – os jardins de cada criança, que são únicos, inventados e misturados com as suas experiências – descobrir a forma será um desafio. Descobrir e identificar a cor e o som serão outros desafios. E a ideia da forma corresponde-lhe? Está onde deve estar? Brincar com o inesperado e com a imaginação será uma evolução, uma aprendizagem.

[Público-alvo: 1 a 5 anos e todas as famílias]

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Direção e Criação | Ricardo G. Santos e Patrícia Susana Cairrão Composição sonora | Ricardo G. Santos Atriz | Patrícia Susana Cairrão Cenografia e Figurino | RUGAS Produção | Bola de Sabão Apoio | RUGAS associação cultural

Chão de Oliva

Rua Veiga da Cunha, 20

Sintra
Para mais informações e reservas: +351 21 923 37 19 |  +351 91 926 32 56

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close