Destaque

Exposição

Exposição “Do Chapéu e do Leque: Função e Simbolismo”

O chapéu e o leque enquanto acessórios multifacetados das sociedades são o mote para uma exposição que abriu ao público no dia 25 de Junho, no Museu Nacional do Traje. Esta mostra, que integra a programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, é organizada em parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, o Museu da Chapelaria e o Museu Nacional do Traje.

Distribuída por três locais, “Do Chapéu e do Leque: Função e Simbolismo” ficará patente até 2 de Outubro nos dois museus e na Loja Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Ao longo da História foram milhares os acessórios de moda criados nos mais variados formatos, cores, materiais e temáticas, entre os quais o chapéu e o leque terão tido especial relevância.

Se a natureza lhes deu forma, a humanidade atribuiu-lhes funções e significados. Criados para servir como meio de protecção ou armas, utilizados como meio de comunicação e afirmação social, cobiçados como objectos de design ou verdadeiras obras de arte, o chapéu e o leque representam uma importante parte da diversidade cultural das sociedades do mundo. Pela primeira vez, as coleções do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje reúnem-se numa exposição com mais de 300 peças, que procurará apresentar alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança usados em todo o mundo.

Locais da exposição:

Loja da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 (Praça do Município, n.º 31, Lisboa)

Museu Nacional do Traje (Largo Júlio Castilho, Lisboa)

Museu da Chapelaria (R. António José de Oliveira Júnior, n.º 501, S. João da Madeira)

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close