CulturaSociedade

Belíssimo palacete inaugurado na Lapa

Numa cerimónia que reuniu diversas personalidades do mundo diplomático, das artes e da cultura, o Palacete dos Condes de Monte Real foi inaugurado no passado dia 14 de Fevereiro.

Com uma belíssima fachada voltada para a Rua de São Domingos, freguesia da Estrela, que os lisboetas e os turistas podem contemplar, por exemplo, a partir do eléctrico, o Palacete dos Condes de Monte Real foi recentemente restaurado para funcionar como pólo cultural.

O edifício de tipologia de “Casa Portuguesa”, construído entre 1916 e 1918, acaba de ser inaugurado para gozar uma nova vida, com capacidade para acolher grandes eventos, depois de uma intervenção que manteve intactas todas as características originais das fachadas, áreas e elementos de interesse patrimonial, com destaque para os azulejos e numerosos elementos decorativos.

A remodelação foi promovida por iniciativa de Emily Kuo Vong, empresária a viver em Portugal, presidente da “Federação Internacional para a Música Coral” e da “Fundação Sino-Americana para o Intercâmbio Cultural” (tradução directa do nome inglês).

No acto inaugural, iniciativa da proprietária, empreendedora reconhecida internacionalmente pelo seu apoio às artes, foi bastante elogiada por Choi Man Hin, presidente do Conselho de Administração da Estoril Sol e presidente da Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chinesa, que destacou a ocasião como “um marco incontornável na oferta cultural em Lisboa”.

Emily Kuo Vong, que depois guiaria os presentes numa visita ao palacete, era uma anfitriã visivelmente orgulhosa da obra concretizada, tendo confessado a sua alegria em breves palavras. A visita ao imóvel, onde constava uma exposição de pintura, foi abrilhantada por vários apontamentos musicais, constituídos por um conjunto de árias para sopranos, que inundaram o espaço de uma beleza difícil de explicar por palavras.

Já no mês de Julho, o Palacete dos Condes de Monte Real vai acolher o “World Choral Expo”, um importante evento de dimensão internacional que reúne os melhores coristas, maestros e compositores de todos os continentes. O palacete também será a sede da sociedade “International Cultural Center – ICC”, a qual terá como principal objectivo a preservação e difusão das artes, cultura e música.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close