Desporto

86.ª Volta a Portugal termina em Lisboa

No dia 17 de Julho foi apresentada a 86.ª Volta a Portugal em bicicleta, na Câmara Municipal de Lisboa. A prova vai para a estrada no dia 6 de Agosto e termina a 17 do mesmo mês, em Lisboa.

A sala dos Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa ficou repleta de convidados que assistiram à apresentação da Volta a Portugal Continente 2025. A prova começa na Maia a 6 de Agosto com 15 equipas, nove portuguesas e seis estrangeiras, que irão disputar um duro percurso de 1581 quilómetros, divididos por nove etapas, onde se inclui Viseu, Braga, Fafe, Bragança, Felgueiras, Santuário do Sameiro, Senhora da Graça, Guarda, Torre e, pela primeira vez, Ferreira do Zêzere de onde partirá a 8.ª etapa.
A 86.ª Volta a Portugal termina a 17 de Agosto com a chegada da 9.ª etapa à Praça do Império, em Belém, Lisboa.
Aproveitando o momento da apresentação da prova deste ano, a Câmara Municipal de Lisboa, através do seu presidente, Carlos Moedas, distinguiu o ex-ciclista e agora director da Volta, Joaquim Gomes, com a Medalha de Mérito Desportivo, como reconhecimento do seu contributo para a história do ciclismo.
Carlos Moedas destacou o carácter do homem, do desportista e também do dirigente: “um grande vencedor, um grande homem, mas também um grande dirigente. E isso mostra aquilo que o Joaquim Gomes fez: depois de uma vida dedicada ao desporto, decidiu dar à modalidade e à sua paixão, a sua vida”.
Joaquim Gomes foi ciclista profissional durante 16 anos pelo Sporting Clube de Portugal, participando 18 vezes na Volta a Portugal. Venceu as edições de 1989 e 1993. Quando em 2002 deixou a competição, tornou-se director da Volta a Portugal, actividade que ocupa até ao presente.

As Equipas
Anicolor/ Tien 21 (Port)
Ap Hotels & Resorts / Tavira/ Sc Farense (Port)
Atom 6 Bikes/ Decca Continental Team (Aus)
Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho (Port)
Caja Rural/ Seguros Rga (Esp)
Credibom/ La Alumínios/ Marcos Car (Port)
Efapel Cycling (Port)
Feirense/ Beeceler (Port)
Gi Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense (Port)
Illes Balears/ Arabay (Esp)
Israel/ Premier Tech Academy (Isr)
Petrolike (Mex)
Project Echelon Racing (EUA)
Rádio Popular/ Paredes/ Boavista (Port)
Tavfer/ Ovos Matinado/ Mortágua (Port)

Quem veste as camisolas
Amarela Continente – veste o primeiro da Classificação Geral Individual, que identifica o ciclista que tem o menor tempo acumulado no conjunto das etapas. Diariamente, no final de cada etapa, destaca o corredor que lidera o pelotão.
Laranja Galp – distingue o ciclista que acumula maior pontuação nas Metas Volantes, situadas em locais importantes de cada etapa, e nas Chegadas. Este prémio salienta capacidade de consistência e a liderança da Classificação Geral por Pontos.
Azul Paredes Rota dos Móveis – está associada à Classificação da Montanha, que elege o especialista trepador entre o pelotão, símbolo da resistência e superação do atleta.
A Camisola Branca Placard – Juventude – destinada ao atleta melhor classificado da categoria Sub 23 na classificação geral individual. É o reconhecimento do compromisso com o talento dos ciclistas mais jovens.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close