Local

8.º Festival de Poesia de Lisboa

Decorre de 13 a 17 de Setembro a 8.ª edição do Festival de Poesia de Lisboa, na UCCLA – União das Capitais de Língua Portuguesa. A cerimónia de abertura está marcada para o dia no 13, às 19 horas, com homenagem à poeta Adélia Prado, a festa prossegue com o espectáculo "Afetos navegantes: olhar o porto do mar" com Marina Campanatti.

Adélia Prado é autora de 18 livros, entre poesia, prosa e infantis. Já foi contemplada com o Prémio Jabuti (1978), Prémio ABL de Literatura Infanto-juvenil (2007), Prémio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), Prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010), Prémio Clarice Lispector (2016) e Prémio Governo de Minas Gerais de Literatura pelo conjunto da obra (2016).

O espetáculo “Afetos Navegantes: olhar o porto do mar” com Marina Campanati decorrerá a partir das 20h30. É um espectáculo que apresenta, ao longo da narrativa, a perspcetiva de uma educadora brasileira, que cruza o oceano e encontra na Amadora, a oportunidade de desenvolver o seu trabalho nas ruas dos bairros sociais num rico encontro com as comunidades ciganas e africanas.

O 8.º Festival de Poesia de Lisboa é todo pensado para a movimentação pela cidade. Por isso, ao longo dos 5 dias o Festival ruma por seis espaços parceiros: UCCLA – União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa, Fábrica Braço de Prata, Valsa, Livraria da Travessa, Jardim do Príncipe Real e Biblioteca de Alcântara.

No dia 14 de setembro, o Festival passará por Marvila, no património histórico que é tanto o palacete oitocentista quanto o centro cultural & museu popular de arte viva da Fábrica Braço de Prata. No dia 15, haverá um workshop na Graça, no espaço que faz parte do Colectivo Coral e que é um ambiente alternativo e seguro para as vivências de diversidade, a Valsa. Depois, no fim da tarde o festival estará no Príncipe Real, na Livraria da Travessa, livraria que é um pedaço do Brasil em Lisboa, e que terá uma mesa à venda com os títulos de alguns dos convidados. Para encerrar a noite, o Jardim do Príncipe Real será ocupado com um Poetry Slam, a primeira edição promovida pelo Festival nesta linguagem da poesia. Para encerrar, os dias 16 e 17 de Setembro serão passados na Biblioteca de Alcântara.

– UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

Avenida da Índia, n.º 110, 1300-300 – Belém – Lisboa

– Fábrica Braço de Prata

Rua da Fábrica do Material de Guerra 1, 1950-128 – Marvila – Lisboa

– Valsa

Rua Angelina Vidal 13 25, 1170-166 – Graça – Lisboa

– Livraria da Travessa

Rua da Escola Politécnica 46,1250-096 – Príncipe Real – Lisboa

– Jardim do Príncipe Real

Praça do Jardim do Príncipe Real s/n – Príncipe Real – Lisboa

– Biblioteca de Alcântara

Rua José Dias Coelho 27 – 29, 1300-327 – Alcântara – Lisboa

Mais informações AQUI

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close