DestaqueEducaçãoNacional

500 anos da primeira circum-navegação

O Pavilhão do Conhecimento assinala esta sexta-feira, 20 de Setembro, os 500 anos da partida de Fernão de Magalhães para a primeira circum-navegação do globo.

O redondo aniversário de cinco séculos justifica um dia inteiro de programação dedicada à exploração e aos novos desafios para a Humanidade e para o Oceano, conforme adianta o Pavilhão do Conhecimento em comunicado.

“Mais Magalhães Mais Mundo” é o título da iniciativa realizada em colaboração com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, com muitas actividades práticas para mostrar aos visitantes o que mudou no oceano nos últimos séculos.

Tremas como a biodiversidade, a alimentação sustentável e as ameaças que o oceano enfrenta não vão estar ausentes da programação, da qual o Pavilhão destaca a “Construção Naval”, onde os mais novos podem construir pequenas embarcações com materiais simples, “Oceano em mudança”, um workshop em que serão feitas experiências com base nas alterações observadas no oceano, e “Orientação pelas estrelas”, um planetário portátil oriundo do Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, onde será possível explorar o céu do hemisfério sul e compreender como era feita a orientação pelas estrelas quando Fernão de Magalhães circum-navegou o globo.

O comunicado destaca ainda o painel “Desafio e debate: a próxima exploração”, em que jovens estudantes, cientistas e especialistas de ONGs irão discutir soluções para os desafios que a Humanidade enfrenta. As conclusões serão apresentadas na sessão oficial das comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães.

A participação nestas actividades é gratuita.

Programa completo e inscrições em pavconhecimento.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close